Julia Xavier foi a única brasileira a figurar no top 24 da categoria júnior pela avaliação do júri técnico e ganhou o ‘Audience Award’, superando milhares de bailarinas do mundo todo no voto popular.
Uma bailarina de Porto Alegre foi premiada em uma competição internacional de balé realizada nos Estados Unidos, entre os dias 2 e 9 de abril. Julia Xavier, de 13 anos, foi a única brasileira a figurar no top 24 da categoria júnior pela avaliação do júri técnico e conquistou o ”Audience Choice Award”, superando milhares de bailarinas do mundo todo em votação popular. Somadas, as categorias júnior e sênior reuniram cerca de 12 mil candidatos.
Julia ganhou, ainda, duas bolsas de estudo: uma para Berlim, na Alemanha, e outra para Birmingham, na Inglaterra. As bolsas são definidas durante a competição e foram concedidas a partir das apresentações realizadas.
Conforme professoras, a adolescente se dedica ao balé desde os primeiros passos. Julia ingressou em uma escola de dança da Capital aos dois anos.
Mesmo com a pouca idade, Julia já acumula experiências internacionais. Em 2019, conquistou uma bolsa na Bulgária. No mesmo ano, fez um curso intensivo em Portugal. E, em 2022, participou de atividades artísticas na França e na Inglaterra.
”É um orgulho para nós ver uma bailarina, que começou conosco ainda bebê, desabrochar e se destacar para o mundo”, celebra Carlla Bublitz, uma das diretoras da instituição em que Júlia faz aulas.