Na última quinta-feira (08) o prefeito Ique Vedovato recebeu no gabinete da Prefeitura de Imbé, os voluntários Vanessa Karp, Carolina Strait, Rafael Marcolin e Juliana Castilhos da organização Amigos dos Animais de Imbé, a AMAI. No ato foi assinado um Termo de Autorização de Uso da Área, no qual permite a utilização do Lago do Braço Morto para atividades realizadas pelo grupo.
Conforme Vanessa o principal objetivo da AMAI é a castração de animais de rua, comunitários e de famílias em situação de vulnerabilidade. “Buscamos resgatar os animais das ruas, castrá-los, oferecer tratamento veterinário, quando necessário, e possivelmente encontrar um lar definitivo”, explicou. A AMAI organizará as feiras de adoção destes animais no Braço Morto, aos finais de semana, sempre das 14h às 18h, a primeira acontece neste sábado (10).
O prefeito ressaltou o compromisso da Administração Municipal com a causa e destacou a relevância com o que vem sendo tratada. “Imbé possui o Departamento de Proteção Animal, um segmento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura, que trabalha na elaboração de políticas públicas específicas para proteção de animais. Uma delas é o controle de natalidade de cães e gatos, que é uma importante ferramenta para frear a procriação das espécies e assim, diminuir os animais em situação de rua”, disse Ique.
Além do prefeito e dos voluntários do projeto, o diretor do Departamento de Concessões e Permissões, Cléverton da Silva, participou da reunião e ressaltou a importância do diálogo dos projetos sociais com o Poder Executivo, na questão da utilização dos espaços públicos. “É muito importante o protocolo oficializando o pedido ao prefeito para a confecção e assinatura do Termo Administrativo, que credencia o projeto ao uso do espaço solicitado”, explicou Cléverton.