Na tarde da última quarta-feira (1º de setembro), a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), Daiana Godoy, apresentou ao prefeito, Ique Vedovato, e ao vice-prefeito, Régis Cacetinho, o “Violentômetro”, o qual será o novo parceiro da Prefeitura em eventos da SEMDHI. Esse termômetro de violência doméstica contém os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e é mais uma ferramenta na conscientização. Com isto, foi encerrada a campanha Agosto Lilás em Imbé.
A SEMDHI realizou diversas ações durante a campanha Agosto Lilás. No início do mês teve o grande marco dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Outras atividades integraram a campanha, como as pautas de reativação do fórum regional de políticas públicas para as mulheres e a falta de um lugar adequado para o acolhimento de vítimas de violência no Litoral Norte.
Além destas, foram realizadas “lives” com lideranças femininas dos quatro municípios da Comarca de Tramandaí (Imbé, Tramandaí, Balneário Pinhal e Cidreira). Também foram oferecidas, através de parcerias, capacitações aos agentes comunitários de saúde, visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e do Programa Criança Feliz (PCF), bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), referente as mudanças legislativas recentes da Lei Maria da Penha.
“Foi um mês de muito trabalho. Saímos satisfeitos com o resultado das palestras e capacitações. O violentômetro veio para coroar tudo que fizemos ao longo do Agosto Lilás de 2021. Agradeço de coração as parceiras das demais secretarias municipais e do Instituto Attivo, os quais foram fundamentais para a realização do trabalho desenvolvido” finalizou a secretária Daiana, agradecendo o empenho de todos que de alguma forma ajudaram na campanha.
———————————–
TEXTO: Matheus Vargas
FOTO: Ivan de Andrade