A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí comunica que, entre os dias 17 e 20 de outubro, a Marinha do Brasil realizará o Exercício de Ocupação e Segurança Portuária (INTERPORTEX-S I/2022) em Imbé, Tramandaí, Osório e Santo Antônio da Patrulha. A atividade tem como intuito o treinamento das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval.
Será realizada uma simulação de tentativas de sabotagem nas instalações do Terminal Almirante Soares Dutra (TEDUT), assim como no trapiche da Transpetro e nas monobóias. O objetivo da simulação será garantir que o TEDUT opere normalmente, mesmo sob ameaças. A operação envolverá caminhões e viaturas militares, além de tropas de fuzileiros.
De acordo com o capitão tenete Erick de Freitas, também serão feitas tentativas simuladas de invasão em locais vulneráveis, o que pode exigir o emprego de medidas protetivas e repressivas contra agentes perturbadores da ordem pública, de forma simulada.
“Visamos manter a normalidade das operações portuárias e a operacionalidade do terminal, garantindo a segurança patrimonial das instalações e do pessoal, contribuindo assim para a segurança nacional”, explicou o Capitão.
———————————–
TEXTO: José Luiz Filho
FOTO: Ivan de Andrade