O Acqua Lokos Parque Hotel, empresa que atua há 25 anos no setor de entretenimento, turismo e hotelaria, recebendo cerca de 200 mil pessoas por ano, com um perfil oficial no Instagram com quase 90 mil seguidores e uma página no Facebook com 550 mil seguidores, vem sendo alvo de crime digital, com a constante criação de perfis falsos e com o bloqueio inesperado do perfil oficial no Instagram – @acqualokos – que ficou indisponível por dois dias.
Após o bloqueio da página, que ocorreu nesta quarta-feira (16), foram tomadas todas as medidas cabíveis e legais para o desbloqueio e reativação do perfil, que voltou ao ar no fim da tarde desta sexta-feira (18). O Acqua Lokos já solicitou a verificação da conta oficial, mas ainda não obteve resposta. A verificação trará maior segurança no uso da rede social, tanto para a empresa quanto para o público seguidor.
Clientes e empresa são prejudicados por perfis falsos
De janeiro de 2021 até o momento, o Acqua Lokos já detectou 13 perfis falsos no Instragram, sendo que destes, 10 já foram excluídos após intensas denúncias na rede social. Essas páginas falsas se fazem passar pelo Acqua Lokos, utilizando o nome da empresa, logo e cores, com um endereço semelhante ao do perfil oficial, duplicando letras ou inserindo símbolos. Também utilizam fotos e informações que constam na página oficial para enganar os seguidores e clientes. Alguns usam nomes fictícios, mas mantêm as fotos do parque e do hotel.
O golpe, em geral, ocorre com a falsa informação de que o seguidor está participando de um sorteio, e assim os criminosos solicitam dados pessoais e pedem que o cliente envie para eles um código que chegará por mensagem de texto. Dessa forma, eles podem clonar o perfil do usuário em diversos aplicativos e aplicar golpes. De acordo com o laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, a estimativa é de que 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes virtuais com essas características em 2021.
Por outro lado, as empresas também sofrem com os prejuízos destas ações criminosas. O diretor do Acqua Lokos, Fabiano Brogni, salienta que o impacto destes crimes no âmbito comercial é extremamente significativo, comprometendo a imagem da empresa, além de causar danos graves aos clientes.
Diversas empresas do ramo hoteleiro e de turismo sofrem constantemente com este tipo de golpe no Brasil, por oferecerem serviços de vendas ou reservas online. Pensando nisso, o Ministério do Turismo inseriu em julho de 2021 um campo para registro dos perfis oficiais dos estabelecimentos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Como comenta Jomara Souza, diretora do Acqua Lokos, a constante publicação de alertas sobre os golpes é extremamente importante. O Acqua Lokos divulga aos clientes, através de seus canais de comunicação, os perfis falsos encontrados, salientando para a diferença no endereço, números de seguidores, postagens e de interações, além de erros nas informações. “Estamos sempre ressaltando sobre nossos perfis oficiais e solicitando a colaboração de nossos seguidores para nos ajudar a denunciar os perfis falsos”, explica ela.