Equipes receberam capacitação especializada para o atendimento a pessoas no espectro autista e suas famílias.
O Acqua Lokos é feito para todas as pessoas e está sempre buscando se adaptar às necessidades de quem escolhe o parque e o hotel para viver momentos inesquecíveis. E compreendendo a importância do atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias, em especial o espectro autista, o Acqua Lokos convidou a psicopedagoga Vanessa Medeiros, que atua há 17 anos com Atendimento Educacional Especializado, para ministrar um treinamento aos gestores e colaboradores do parque e do hotel.
Vanessa, que também é mãe de uma criança autista, explicou para as equipes do Acqua Lokos os diferentes níveis de autismo e suas características, como estabelecer uma comunicação clara, o que desencadeia crises de sobrecarga sensorial e ações preventivas que podem ser implementadas na rotina de trabalho, auxiliando e acolhendo as famílias. Além disso, Vanessa também salientou sobre a legislação que estabelece a prioridade nas filas para Pessoas com Deficiência (PCD) e acompanhantes.
Como explica Vanessa, é muito importante que espaços de diversão e entretenimento estejam dispostos a se adequar, tornando-se uma referência no atendimento ao público PCD. “Saber que a empresa recebeu treinamento e instrução sobre a deficiência do meu filho faz toda a diferença na hora de decidir o local do passeio”, observa ela.
Além de ministrar o treinamento, Vanessa e a família estiveram hospedados no hotel e puderam se divertir nas atrações do parque, relatando um pouco de sua experiência. “Foi super positiva. Os monitores já estão bem orientados quanto à prioridade nas filas para autistas e acompanhantes, por exemplo”, ressalta ela. Dentre as sugestões apontadas pela profissional para aprimorar o atendimento está a mudança na cor da pulseira que os PCDs recebem, para um tom mais visível, a instalação de placas de conscientização para a prioridade nas filas e um espaço de regulação sensorial.
Vanessa vai retornar ao Acqua Lokos em breve para fazer um acompanhamento das orientações repassadas, além de reforçar os treinamentos e conversar diretamente com os colaboradores. “É importante agora que seja dado este tempo para que as informações recebidas sejam trabalhadas da melhor forma”, comenta ela, acrescentando que o mais importante foi observar a disponibilidade do parque em se adequar, colocando em prática algumas dicas logo após o treinamento.
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