Os eleitores de Imbé têm até 13 de novembro de 2019 para realizar o cadastramento biométrico no posto de atendimento instalado no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, n° 2017, Centro), das 9h às 11h e das 14h às 18h. O serviço é feito apenas por agendamento pela internet (www.tre-rs.jus.br). Para quem não tiver condições de acessar a rede, o serviço é disponibilizado pela agência do Sine, no mesmo prédio, com horário diferenciado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. O local oferece quatro computadores para o cidadão acessar a internet. Basta levar um documento com foto para realizar o agendamento.
De acordo com o Cartório Eleitoral da 110ª Zona Eleitoral do RS, após o agendamento, os documentos necessários para o procedimento são comprovante de residência (água, luz, telefone) e documento oficial com foto. No entanto, serviços como transferência de título de eleitor e confecção de novos seguem sendo feitos apenas na 110ª Zona Eleitoral em Tramandaí (Av. Caldas Júnior, 1750 – salas 103, 104 e 203). Quem já efetuou coleta biométrica não precisará participar do processo.
Quem não realizar o serviço exigido pela Justiça Eleitoral, poderá ter o Título Eleitoral cancelado e ficar sujeito a alguns impedimentos como de obter Passaporte e Carteira de Identidade ou o de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública. Além de atualizar as informações da inscrição no Cadastro Eleitoral, o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas. Esse material será incluído no banco de dados da Justiça Eleitoral e auxiliará a coibir possíveis fraudes, como uma mesma pessoa possuir diversos títulos simultaneamente ou um eleitor tentar se passar por outro na hora da votação.
Ronaldo Berwanger