Contrato para início das obras deve sair em outubro.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Claudio Bier, reforçou nesta sexta-feira (27) a importância do anúncio de assinatura do contrato para a construção do porto de Arroio do Sal. “O novo porto é importante para diversificar a oferta de estrutura logística do Rio Grande do Sul, hoje baseado somente em Rio Grande”, ressaltou.
Bier lembra que a indústria gaúcha mantém uma forte conexão com o mercado externo, sendo a via marítima o principal modal utilizado para as exportações. “A logística é hoje um dos elementos que mais impactam na competitividade da indústria gaúcha. Contamos com um complexo portuário de excelência e que está entre os portos que mais movimentam cargas no Brasil. Porém, Santa Catarina possui cinco portos de significativa relevância, contribuindo para maior concorrência, especialização e oferta de competitividade logística”, destacou.
Dos US$ 16,8 bilhões exportados pela Indústria de Transformação gaúcha no ano passado, US$ 13,4 bilhões teve a via marítima como local de escoamento, – cerca de 80% do total, muito acima do modal rodoviário (16%) e aéreo (4%). “A adição de mais uma alternativa portuária pode fortalecer ainda mais os laços da indústria gaúcha com o mercado internacional, além de facilitar a importação de insumos essenciais para o processo produtivo”, afirmou.
Bier acrescenta que o investimento na ordem de R$ 1,3 bilhão para obras iniciais, que deverão alcançar mais R$ 4,7 bilhões para estruturas complementares, gerarão cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos. “Soma-se a isso o estímulo à atividade econômica de forma geral”, concluiu.