A Corsan está realizando melhorias nas suas estações de tratamento de água (ETA) localizadas no Litoral para receber visitação do público externo que vai aos locais conhecer os processos do tratamento e a importância da preservação dos recursos hídricos. Entre as adequações, foram instalados novos guardas-corpos junto às estruturas e nas escadarias, além de piso antiderrapante e demais itens relacionados à segurança. Já foram concluídas melhorias nas ETAs de Osório, Tramandaí, Imbé e Atlântida Sul. As demais estão sendo vistoriadas pela equipe de Segurança do Trabalho, que indica possíveis adequações.
“Os colaboradores são treinados para desenvolver suas atividades nestes ambientes, bem como acompanhar e guiar as visitações do público em geral. Além de gerar um ambiente seguro e agradável aos funcionários, as melhorias visam garantir a segurança dos nossos visitantes, principalmente, as crianças”, diz a técnica de segurança do trabalho Veridiana Trevisan. Os ambientes são providos de equipamentos de segurança, como extintores manuais e sprinklers. Ela indica o uso de calçados fechados, boné e protetor solar para conhecer as estruturas externas das ETAs.
As visitações às estações de tratamento de água são realizadas por meio do programa Portas Abertas, que incentiva a educação ambiental e o cuidado com as fontes naturais da água e aproxima a população do trabalho realizado pela Corsan. Nele, os visitantes conhecem todas as etapas percorridas pela água, desde o ponto de captação em rios ou poços artesianos, para depois ser tratada e enviada aos reservatórios, de onde é distribuída às residências. Os agendamentos de visitas a estações de tratamento no Litoral Norte podem ser feitos pelo telefone (51) 9802-76917.
Texto: Ascom Corsan