A Corsan está realizando, nesta semana, obras para fortalecer o sistema de abastecimento de água para toda a população de Osório. As equipes vêm trabalhando nos bairros Porto Lacustre, na altura da Rua da Lagoa, e Caravágio, na Rua Presidente Costa e Silva e Avenida Marcílio Dias. Será instalada uma nova tubulação de um quilômetro.
Com essa canalização pronta, será possível interligar o poço artesiano localizado junto ao reservatório do Bairro Caravágio à Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Porto Lacustre. O método utilizado na obra é o não destrutivo, que possibilita a abertura de vala em apenas alguns trechos.
A previsão de conclusão da rede é de 15 dias, e a repavimentação deverá ser feita em até três dias depois. Já o início da interligação do poço artesiano à estação de tratamento de água deverá ocorrer dentro de 20 dias.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Texto: Ascom Corsan