A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) Passo Fundo, e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (13/07), a segunda fase da Operação Rookies, que investiga organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Policiais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além do bloqueio de contas bancárias de 13 suspeitos.
No RS, os mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Passo Fundo (3) e em Vale Real (1) e os de busca e apreensão em Passo Fundo (5), Vale Real (2) e Porto Alegre (1). Também houve ordens judicais em Florianópolis, Penha e Arroio do Silva, em Santa Catarina. Participaram da ação 50 policiais federais e nove policiais civis da Draco de Passo Fundo.A investigação teve início a partir da identificação de um apenado, condenado por tráfico de drogas, que agenciaria a remessa de cocaína para a Europa a partir de sua cela prisional. O investigado contava com o apoio de outros detentos e de pessoas em liberdade, que atuariam arregimentando jovens sem antecedentes criminais para o envio de drogas para a Europa, transportadas em malas com fundo falso.
A segunda fase da Operação Rookies é decorrente da identificação de um grupo que atua no tráfico de drogas para a Europa, utilizando-se da mesma forma de atuação da organização desarticulada na primeira etapa. Na ocasião, em setembro de 2022, a primeira fase da Operação cumpriu 65 medidas judiciais expedidas pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.