IMBÉ: MANIPULAÇÃO E BOAS PRÁTICAS DE ALIMENTOS SÃO TEMA DE CAPACITAÇÃO 👩🏻‍🍳🍜🍴

Destaques Geral Notícia
Manipuladores de alimentos das escolas e centros de educação da rede municipal de Imbé estão recebendo uma capacitação voltada à manipulação de alimentos que integram o cardápio dos alunos das escolas da cidade. As atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), contam com a participação 19 cozinheiros, sendo um profissional de cada instituição de ensino.
Divida em três partes, a formação foi aberta na semana passada, quando temas como alimentação escolar adequada, segurança alimentar e nutricional, atribuições dos manipuladores e consumo de alimentos industrializados foram abordados pela nutricionista Andreia Libano.
Boas práticas de alimentação, como controle higiênico e sanitário dos alimentos, higiene pessoal e do ambiente, controle de pragas e conservação de estoque e armazenamento também foram tema da primeira parte da capacitação, realizada na EMEF Estado de Santa Catarina.
Nessa quarta-feira (24), os profissionais reuniram-se novamente, desta vez na EMEF Manoel Mendes, para uma aula prática sobre a elaboração de pratos variados com peixe. O tema foi conduzido pelo chefe do escritório da Emater em Imbé, Flávio Souza Júnior. Ele abordou diversos aspectos relacionados a uma das proteínas animais mais consumidas na região – e cada vez mais frequente no cardápio dos alunos das escolas da cidade.
Na terceira e última parte, os manipuladores de alimentos visitarão a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT). Lá, eles participarão de uma visita guiada às cooperativas da agricultura familiar para entender como são produzidos os alimentos através de um modelo sustentável de produção, além de uma visita ao centro de distribuição da COOMAFITT. Temas como valorização profissional, relacionamento em equipe e processo de compra e entrega de alimentos nas escolas também serão abordados.
Presente nos encontros, a secretária Ruth Ruschel afirma que a capacitação reforça o compromisso do governo municipal com uma merenda segura e de qualidade. E que os processos de aquisição, armazenagem, manipulação e preparo dos alimentos são fundamentais para excelência desse objetivo. “Estamos qualificando esses profissionais tão importantes na área da educação e, mais do que isso, proporcionando a disseminação de uma alimentação saudável e nutritiva aos nossos estudantes”, comentou a secretária.
———————————–
📝 TEXTO: Talis Ramon
📸 FOTOS: Divulgação / SMED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *