Com o encerramento da segunda etapa da coleta de dados da Avaliação Experimental Longitudinal sobre as ações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) no Rio Grande do Sul, foram apresentados, nesta quarta-feira (17/8), os resultados do estudo, que teve início em 2018. A pesquisa em andamento vem sendo realizada em parceria entre a Secretaria da Saúde (SES/RS), Iniciativa Clear, Fundação Getulio Vargas (FGV). Coordenado pelo professor André Portela (FGV), o trabalho mostra os impactos do PIM no desenvolvimento infantil a partir das atividades dos visitadores e monitores do programa junto às famílias atendidas.
Conforme os resultados, crianças do grupo de tratamento apresentam ganhos em habilidades motoras finas. Também há evidências de ganhos em várias dimensões relacionadas à melhoria das habilidades parentais nas famílias, além da redução do uso de violência física. Aparecem também fatores que mostram o aumento do número de horas que o cuidador passa com a criança, imprimindo qualidade do relacionamento pessoal, sendo que famílias tratadas interagem mais com as crianças por meio de atividades como cantar e ensinar canções.
“Esta pesquisa vem para contribuir para a qualificação das atividades do programa”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann, enquanto ressalta as evidências concretas dos resultados das ações desenvolvidas pelo PIM ao longo do tempo.
Para a investigação, um total de 2.419 famílias foram identificadas nos municípios participantes: Porto Alegre, Serafina Corrêa, Viamão, Canoas, Palmeira das Missões, Paraíso, São Borja, Rio Grande, Alvorada, Pelotas, Caxias do Sul, São Paulo das Missões, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeirinha e Ibirubá.
Em 2019, coleta de dados da pesquisa foi feita de forma presencial. Devido à pandemia da covid-19, os dados passaram a ser coletados por telefone. Em 2021, as informações analisadas contribuíram para revisão e aprimoramento do programa.
Iniciativa Clear
Clear é parte da Iniciativa Global de Avaliação (GEI), uma coalizão de diversos doadores, coordenada pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que busca reunir parceiros locais e internacionais para ampliar os esforços de Monitoramento e Avaliação (M&A) globalmente. Mantém centros de aprendizagem em avaliação e resultados em instituições acadêmicas no Brasil, México, África do Sul, Senegal, Índia e China.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom