Na tarde desta quarta-feira (15), o Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Delegado Fábio Motta Lopes, foi empossado como novo Presidente do Conselho Superior de Polícia (CSP), cargo antes ocupado pela ex-Chefe Nadine Anflor. A cerimônia ocorreu na sede do conselho, no Palácio da Polícia, na Capital. Assume a presidência ao lado de Motta, a Delegada Isabel Pires Trevisan, como vice-presidente do CSP; e o Delegado Daniel Artur Selbach Schmitz, como secretário-executivo do órgão.
Me sinto muito à vontade em retornar como Presidente do Conselho, depois de ter sido conselheiro anos atrás. É uma satisfação retornar a essa casa, como Presidente nato desse Conselho Superior de Polícia. O senso de justiça é importante nesse trabalho, ressalta o Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes.
Participaram da cerimônia, Diretores de Departamento e Conselheiros. O Delegado Fábio Motta Lopes assumiu a Chefia da PCRS no dia 18 de abril deste ano, após a saída de sua antecessora, a Delegada Nadine Anflor. Motta tem 46 anos, é casado e pai de três filhos. Com 23 anos de experiência dentro da Instituição. Iniciou sua carreira como titular da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, no ano de 1999.
Para Vice-Presidente Isabel Pires Trevisan “é uma honra contarmos com a presença do Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes, e o seu senso de justiça que pautam todas as ações da Polícia Civil”.
O CONSELHO SUPERIOR DE POLÍCIA
Criado pelo Decreto-Lei n. 1.199 de 5 de outubro de 1946, surgiu primeiramente como Conselho Disciplinar de Polícia. Menos de um ano depois, transformou-se no Conselho Superior de Polícia, órgão colegiado que atua na função de Tribunal Administrativo, conforme a Constituição Federal. Compõem o CSP, os Delegados de Polícia de 4ª classe (fim da carreira de Delegado de Polícia), representantes da Procuradoria-Geral do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil.