O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) comemorou 24 anos de instalação em Osório, na quinta-feira (02/6), com almoço de confraternização entre policiais militares da ativa e da reserva; efetivo da sede e dos Batalhões vinculados; ex-comandantes e autoridades civis. O evento ocorreu na área do quartel.
O CRPO Litoral foi criado em janeiro de 1998, junto com outros Comandos Regionais da Brigada Militar, tendo sido instalado, efetivamente, em dois de julho daquele ano. A sua área de abrangência, com ações de segurança pública, é nos 23 municípios do Litoral Norte e em duas cidades do Vale do Paranhana (Rolante e Riozinho), com policiamento ostensivo realizado pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT), reforçado, em determinadas situações, pelo efetivo da sede do Comando Regional. Também estão sob a sua responsabilidade a Formação Sanitária Regimental (FSR) e o Canil Regional.
Além da gestão do policiamento ostensivo, planejamento e execução de diversas operações, incluindo a maior delas que é a Operação Golfinho, o CRPO Litoral realiza ações conjuntas com Unidades operacionais da Brigada Militar, que também atuam na região, e com outros órgãos de segurança.
No evento festivo, o coronel da reserva Péricles Brasil Álvares recebeu a Comenda do CRPO Litoral por ter sido comandante. No aniversário anterior do Comando Regional, todos os ex-comandantes foram agraciados com a honraria, mas o coronel Péricles não pôde comparecer.
Também foi prestada homenagem ao 1º sargento Marino Santos da Silva, um dos fundadores do CRPO Litoral, que passou à reserva remunerada no posto de 1º tenente no último mês de maio. O tenente Santos ingressou na Brigada Militar em 1988, tendo servido durante sua carreira no 8º BPM e, de janeiro de 1999 até se aposentar, no CRPO Litoral.
No mesmo ato, o 8º BPM aproveitou para entregar a sua Comenda ao tenente Gilmar Cristiano Freitas de Oliveira (CRPO Lit/P4) e ao soldado Rodrigo Moraes Santos, da Patrulha Comercial do Batalhão, que não conseguiram receber a homenagem na comemoração dos 52 anos do Batalhão, no último mês de maio.
Houve pronunciamentos do vereador Ed Moraes (major RR), que falou em nome dos Poderes Legislativo e Executivo; do ex-comandante do CRPO Litoral e ex-comandante-geral da BM, coronel RR Sérgio Roberto de Abreu; do coordenador do Grupo Golfinho, tenente-coronel RR José Carlos Trevisan; e do comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros. Todos lembraram períodos diferentes da história do CRPO Litoral e, com declarações emocionadas, foram unânimes em ressaltar a importância de promover o encontro de oficias e praças da ativa com aqueles que já se aposentaram.
O tenente-coronel Humberto enfatizou o espírito de união, e agradeceu o trabalho diário do efetivo e a organização do evento.
Entre os presentes ainda estavam o prefeito de Osório, Roger Caputi; e os comandantes da Polícia Militar de Santa Catarina do 6º Comando Regional, coronel Cristian Dimitri, e do 19º BPM, tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTOS: Sd Alex