PREFEITURA DE IMBÉ ALERTA PARA CASOS DE ESPOROTRICOSE NO MUNICÍPIO 😲😿

Destaques Geral Notícia

O Departamento de Proteção Animal (DEPAN), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) alerta aos tutores de animais, principalmente de felinos, sobre a incidência de casos de esporotricose no município. De acordo com a diretora do DEPAN, Giovana Ghidini, no período do mês de março até agosto foram registrados oito casos da doença em animais em Imbé.

Em caso de suspeita da doença em animais o DEPAN deve ser notificado, o telefone para contato é (51) 3627-8555. Se houver suspeita da infecção em humanos o correto é contatar o Departamento de Vigilância Epidemiológica, através dos telefones: (51) 3627-8299, ou 3627-8311 ou 3627-8614.

Mais informações podem ser obtidas no site do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, o CRMVRS, no link: https://www.crmvrs.gov.br/campanha.php?id_campanha=29.

Você já ouviu falar em esporotricose?🤔

Esporotricose é uma doença zoonose causada por um fungo que acomete cães e gatos, sendo mais comum em felinos que tem acesso a rua. A infecção se dá pelo contato deles com a terra, com árvores e por arranhões e mordidas provocados por brigas. A doença pode ser transmitida dos animais infectados para humanos, por isso a sua importância para a saúde pública.

O gato com esporotricose apresenta lesões, em forma de nódulo avermelhado e de difícil cicatrização, geralmente na região das orelhas, focinho e patas. Lembrando que além da pele, a doença pode acometer os pulmões. O tratamento recomendado, na maioria dos casos em humanos e animais, é o uso de antifúngicos, que devem ser receitados por médico ou veterinário.

A melhor forma de combater a doença é a prevenção, que são medidas voltadas ao animal, que deve ser mantido em isolamento, domiciliado, castrado e com o acesso à rua controlado, para evitar a proliferação. Veterinários e tutores podem contrair a doença, por isso recomenda-se o uso de luvas descartáveis para o manuseio de gatos com qualquer tipo de úlceras na pele.

———————————–

📝 TEXTO: Matheus Vargas
📸 ARTE: CRMVRS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *