Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e com o apoio da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal, realizou a ação solidária do Albergue de Inverno.
Em 2021 a Administração Municipal inovou e montou a estrutura especial na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, deixando o local mais agradável e confortável para os moradores em situação de rua.
“A mudança do Ginásio Gigantinho para a sede da Secretaria qualificou o atendimento e proporcionou melhorias significativas no acolhimento. Tivemos uma média diária de 25 pessoas abrigadas, que tinham direito a roupa limpa, alimentação, banho e camas quentes”, explicou o Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social Clayton Ramos.
O albergue de inverno encerrou suas ações no último domingo (22/08), mas os moradores em situação de rua seguem recebendo atendimento e sendo monitorados pela Secretaria.
“Conseguimos também durante o período identificar familiares e as cidades de origem de alguns desses moradores em situação de rua, auxiliando os mesmos a retornarem ao convívio familiar. Nem todos aceitam voltar aos seus antigos lares e respeitamos a opção de cada um. Finalizamos os serviços no albergue uma semana antes do previsto para poder monitorar com mais segurança um caso suspeito de Covid-19 que tivemos de um morador. Ele está recebendo toda a atenção necessária”, explicou o Secretário Clayton Ramos.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto parabenizou os profissionais que atuaram na ação solidária e também a todos que colaboraram durante o período: “Tivemos um inverno muito rigoroso e graças a união de esforços foi possível minimizar os efeitos dos moradores em situação de rua. Lembramos que seguimos monitorando a situação dos mesmos e prestando todo o auxílio necessário. Os cães dos moradores também receberam uma cama quente, cuidados veterinários e alimentação. Ajudar o próximo é um ato de amor. Parabéns a todos que atuaram de alguma maneira no albergue”, completou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
Caso você identifique um morador em situação de rua, entre em contato com o CREAS pelo fone (51) 3684 1862 ou a Guarda Municipal através do 153. Uma unidade móvel será deslocada até o local para realizar o atendimento.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Paola Damazio (ASCOM)