A Academia de Bombeiro Militar (ABM) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizará, no domingo (1°/8), o exame intelectual do processo seletivo interno para o Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBABM), onde os primeiros sargentos aprovados estarão habilitados para o posto de 1° tenente. No mesmo dia, será aplicada a prova para o processo seletivo do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), habilitando terceiros sargentos e soldados à passagem para a graduação de 2° sargento.
Há 120 vagas para o processo seletivo de sargentos e 24 vagas para 1° tenente. Nos dois casos, serão preenchidas 50% por concurso e 50% por antiguidade, de acordo com as previsões das Leis Complementares n° 10.992/97 e 15.008/17. As provas ocorrerão às 14h, na UniRitter (Campus FAPA, na Av. Manoel Elias, 2001 – Passo das Pedras), em Porto Alegre, devendo o candidato apresentar-se com no mínimo 60 minutos de antecedência.
Na Brigada Militar, o Departamento de Ensino realizou no último domingo (18/7) as provas do processo seletivo interno para o CBAPM, que corresponde à graduação no curso superior em Tecnologia em Gerenciamento de Polícia Militar. Uma semana antes (11/7), foram aplicados os exames da seleção do CTSP.
O anúncio da autorização para abertura das seleções foi feito em maio, pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, na mesma ocasião em que foram publicadas as promoções de 1.797 servidores da BM, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil (PC). No total, são 2.452 vagas nas seleções que permitem o avanço nas carreiras militares da Segurança Pública estadual, valorizando as tropas.
Texto: Sd Kelly Motter/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP