Na tarde da última quarta-feira (30/06), o secretário municipal de educação de Tavares, Nardel Nunes, juntamente com a coordenadora pedagógica da secretaria de educação, Débora Paiva de Assis, visitaram a EMEF General Luiz Dêntice para conhecer o projeto Ostra, conversar com a equipe diretiva e pedagógica da escola, professores e alunos do projeto.
Para o secretário Nardel, o projeto de Tramandaí servirá de inspiração para a rede de ensino de Tavares, que vem elaborando uma proposta para atender alunos em situação de distorção idade-série.
Alguns números deste importante projeto:
Em 2019 foram atendidos:
21 alunos na EMEF Erineo Scopel Rapaki
22 alunos na EMEF Nossa Senhora das Dores
41 alunos na EMEF Dom Pedro I
TOTAL: 84 alunos
Taxa final de alunos concluintes: 84,52%
Projeto Ostra em 2020
31 alunos na EMEF Erineo Scopel Rapaki
51 alunos na EMEF Dom Pedro I
29 alunos na EMEF Nossa Senhora das Dores
21 alunos na EMEF General Luiz Dêntice
20 alunos na EMEF Indianópolis
21 alunos na EMEF São Francisco de Assis
TOTAL: 173 alunos atendidos.
Taxa final de concluintes: 98,26%.
No ano letivo 2021, o Projeto Ostra está sendo ofertado em 6 escolas da rede municipal de ensino de Tramandaí, em 8 turmas (1 a mais em relação a 2020), totalizando 184 alunos matriculados.
O que é o Projeto Ostra: O Projeto Ostra com suas classes simultâneas de aceleração de estudos vem sendo paradigma para outros municípios do litoral norte gaúcho e estado e foi instituído em 2019 pela Prefeitura de Tramandaí através da SMEC. Ele, além de corrigir a distorção idade-série nas nossas escolas municipais de ensino fundamental, também busca reduzir a evasão escolar, por meio de uma proposta diferenciada com uma trajetória escolar adaptada.
Valorizando assim os diferentes saberes e resgatando a autoestima dos alunos, oportunizando a eles um currículo atualizado e comprometido com as realidades múltiplas, e sobretudo com a vida em sociedade.
Aprendizagens significativas para a vida!
Informações e fotos: SMEC