Além das já anunciadas melhorias na infraestrutura física na área da educação, a Prefeitura de Imbé por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promoverá a constante qualificação de professores e demais servidores da área. Para isso, um amplo planejamento está sendo realizado pela secretaria, coordenado pelo prefeito Ique Vedovato e pela titular da pasta, Ruth Rushel. Além disso, uma série de outras ações estão nos planos do Governo Municipal.
Os benefícios para a classe começaram com o reconhecimento do direito a correção salarial aprovada pela Câmara de Vereadores em 2019. O Governo estuda pagar ainda este ano os valores da correção salarial negada a todos os servidores no ano passado. “Estamos estudando pagar também a correção salarial referente ao período de maio a dezembro de 2020. Convém salientar que a reposição retroativa a janeiro, referente a esse ano já foi paga pelo nosso Governo”, aponta Ique. Outro ponto que está sendo estudado, é a regulamentação em Lei Municipal do recesso escolar, que tradicionalmente sempre foi concedido aos professores e servidores da SMEC, e foi negado em 2019 por falta de regramento legal.
A qualificação dos servidores se dará através de um programa continuado, ou seja, com cursos e outras ações de reciclagem profissional dos trabalhadores em período a ser definido. “Também, com vistas à qualificação das atividades profissionais, queremos transformar o cargo de Auxiliar de Educação Infantil dos novos concursados em cargo de Técnico em Educação Infantil, e fazer uma reclassificação salarial de padrão 2 para padrão 3, já que como pré requisito foi exigido para o concurso o curso de Magistério, diferente de antes que só era exigido Ensino Fundamental completo”, esclarece.
Quanto aos auxiliares já nomeados em concursos anteriores, que possuírem ou venha a possuir o curso de Magistério, é intenção promover a equiparação ao cargo de técnico, concedendo uma complementação salarial. “Aqueles servidores que já fazem parte dos quadros do município e possuem o curso de Magistério, terão alterados o seu salário, passando do 02 para o 03”, explica o prefeito.
E para qualificar os trabalhos em sala de aula, nos próximos dias cada professor receberá um tablet para auxílio como instrumento das atividades pedagógicas, bem como a contratação de um sistema próprio de aulas a distância, mais completo e adaptado a realidade local. A implantação de rede de Internet com fibra ótica, que trará não somente uma velocidade maior e melhor qualidade do sinal, mas também economia, será implantada nos prédios das escolas levando, ainda, Internet para todas as salas de aula. “Visando ampliar a estrutura de segurança das escolas, teremos videominotramento em todos os prédios e alarme”, complementa Ique, lembrando ainda que, num prazo maior de tempo, também serão implantadas micro usinas fotovoltáveis, tornando as escolas autosuficientes em energia.
“Também temos como meta a aquisição de móveis sob medida para as escolas, compra de equipamentos que são necessários, além de praças, pergolados e toldos para as escolas que ainda precisam, bem como uma renovação na frota, com a compra de um ônibus rodoviário e mais cinco escolares urbanos, todos zero quilômetro”, finaliza Ique.
———————————–
TEXTO: Leandro Luz
FOTO: Ivan de Andrade