A Polícia Civil nesta terça-feira (15/06) deflagrou a Operação Senectus com o objetivo de prevenir e combater à violência contra a pessoa idosa, especialmente em situação de institucionalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
Em razão da pandemia da Covid19 e das medidas de distanciamento social daí advindas, as visitas de familiares à pessoa idosas residentes em instituições de longa permanência foram reduzida de forma importante.
Assim, após períodos longos sem acesso aos idosos, inúmeras pessoas procuraram a Polícia Civil por serem surpreendidas com a debilidade de saúde de seus familiares, denunciando situações de maus tratos e negligência.
A operação pretendeu fazer frente a esta demanda, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, mais especificamente em 13 instiuições de longa permanência e verificações de denúncias em Santa Maria, municípios que possuem delegacia especializada de atendimento a pessoa idosa. Na ação foram verificadas as condições de vida dos residentes, colhendo-se indícios de crimes, notadamente maus tratos, abandono e questões envolvendo crimes financeiros como retenção de cartão de aposentadoria.
Fotos: Rodrigo Ziebell