Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.
O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.
Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência está detalhada com base nas regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Na R4, que engloba 21 municípios da região Corede do Litoral, a previsão de investimento é de R$ 45,8 milhões.
Em fevereiro de 2020, o governador Eduardo Leite inaugurou o acesso asfáltico entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha. O trecho de 9,5 quilômetros da ERS-030 teve investimento de R$ 4,8 milhões do Estado.
Avançar
O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.
Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, já detalhado acima, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.
Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R4:
Ligações regionais
O plano de obras prevê, para a R4, investimento de cerca de R$ 12,1 milhões para a conclusão da ligação de 39,5 quilômetros na Rota do Sol, na ERS-486. A obra será feita em 2022.
Conservação e recuperação
Na R4, serão realizadas obras de conservação e recuperação em seis trechos. O investimento previsto é de R$ 16,1 milhões, contemplando 67,82 quilômetros de rodovias.
Veja os trechos que serão contemplados:
Convênios
O plano de obras prevê investimento de R$ 17,5 milhões para o pagamento de convênios ativos nas cidades de Arroio do Sal, Imbé, Capão da Canoa, Maquiné e Terra de Areia.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom