Marinha do Brasil aborda mais de 300 embarcações no litoral norte

Destaques Geral Notícia

Com a chegada do verão, o início das férias e as festividades típicas do final do ano, ocorre um aumento do fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como a prática de turismo náutico em nosso litoral.

Tal incremento reflete, infelizmente, no aumento do número de acidentes com esses tipos de embarcação, em sua maioria, causados pelo não cumprimento das regras de segurança da navegação.

Segundo o levantamento da Diretoria de Portos e Costas, os itens que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); o desrespeito ao limite de lotação da embarcação; e as condições de navegabilidade do meio que poderá ser apreendido dependendo das irregularidades constatadas.

Atenta a esta realidade, a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí vem realizando desde o dia 15 de dezembro de 2020 a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”, com o intuito de conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre. Para esta Operação está sendo implementado as seguintes ações: distribuição de pulseiras de identificação aos condutores abordados e em conformidade com as Normas, evitando assim o retrabalho aos Inspetores Navais; operações aéreas fim identificar os locais de maior incidência de embarcações; e ações conjuntas com a Polícia Rodoviária Estadual no sentido de divulgar a Operação Verão 2020/2021 e orientar os condutores, que chegam ao litoral rebocando suas embarcações, quanto a documentação e procedimentos para uma navegação segura. Nos seus primeiros 17 dias de Operação, houve um aumento de 42% no número de abordagem em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 352 abordagens em embarcações de “Esporte e Recreio” e de “Pesca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *