Ambulatório Digital atende profissionais do ensino estadual no retorno às aulas

Destaques Geral Notícia

Para dar mais segurança aos profissionais da rede estadual de ensino na volta às aulas presenciais, durante a pandemia de Covid-19, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), criou o Ambulatório Digital de Retorno às Aulas.

A plataforma faz parte do projeto APS digital da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem por objetivo realizar a primeira avaliação dos sintomas com uma visão centrada e integrada da pessoa.

“O ambulatório digital pretende, em tempo real, estar à disposição de professores e funcionários de escolas públicas não só para buscarem uma consulta virtual, mas para tirarem dúvidas”, informa a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A plataforma, que entrou em funcionamento na quinta-feira (12/11), proporciona consultas virtuais e soluções de dúvidas por meio do TelessaúdeRS-Ufrgs, projeto implementado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O acesso pode ser feito pelo telefone 0800-645-3308, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 10h.

Nos sites www.saude.rs.gov.br e www.coronavirus.rs.gov.br a solicitação de atendimento deve ser realizada com o preenchimento de um formulário disponível em Orientações Técnicas > Instituições de Ensino.

O atendimento do TelessaúdeRS-Ufrgs conta com o conhecimento da equipe que já realizou mais de 30 mil consultas remotas. São profissionais da Atenção Primária em Saúde que apresentam resolutividade superior a 80%. Eles podem informar sobre sintomas da Covid-19, solicitar exames, prescrever medicamentos, disponibilizar atestados ou orientar sobre as melhores medidas preventivas individuais ou ambientais contra o coronavírus.

Em casos em que for necessário observar os sintomas por mais tempo, os profissionais do ensino serão mantidos em telemonitoramento, recebendo novos contatos a cada 48 horas.

“O Ambulatório Digital é certamente uma grande entrega para a área da saúde e da educação”, afirmou a secretária Arita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *