O Departamento de Proteção Animal (DEPAN), órgão ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) resgatou nesta terça-feira (07) quatro cães em situação de maus tratos em Imbé. A ação ocorreu na Rua Sobradinho, no Centro, e contou com apoio de três equipes da Guarda Municipal.
Conforme a assessora do DEPAN, Vanessa Karp, o tutor dos animais já havia sido notificado após denúncias de maus tratos, mas vinha resistindo à adoção de medidas para melhorar as condições dos cães. “Estavam num local insalubre, sem alimentação, sem água, sem os mínimos cuidados”, relata. Eles foram atendidos em clínica veterinária parceira do departamento, apresentando desidratação, anemia, sarna demodécica em estágio avançado e presença de ectoparasitas.
O resgate foi amparado pela Constituição Federal e pelo Código de Processo Penal, além da Lei de Crimes Ambientais, que autorizam que, em caso de flagrante delito decorrente da prática de crime, a casa pode ser invadida a qualquer hora do dia ou da noite para libertar o animal em aflição, sem a necessidade de mandado judicial. O tutor dos animais foi identificado através de registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e será responsabilizado criminalmente pela prática de maus tratos.
Os quatro cães estão sendo medicados e recebendo os cuidados necessários para, posteriormente, buscarem um lar temporário. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o DEPAN através do telefone (51) 3627-8555 ou pelo Whatsapp (51) 99839-1340.
Talis Ramon