A Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Associação do Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público, lançou nesta quinta-feira, 8 de setembro, o edital do 24º Prêmio Jornalismo MPRS. As inscrições estão abertas e vão até o dia 14 de outubro de 2022 – não haverá prorrogação. A iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Podem participar dessa edição reportagens ou séries veiculadas no período 15 de outubro de 2021 a 14 de outubro de 2022, que contemplam os eixos temáticos estabelecidos no planejamento estratégico do MPRS, organizados em cinco categorias:
1. Proteção Social (defesa dos direitos humanos, do consumidor, infância e juventude);
2. Segurança Pública (combate e prevenção à criminalidade);
3. Defesa do Patrimônio Público (combate ao desvio de dinheiro público e à corrupção, garantia da moralidade administrativa);
4. Saúde e Educação;
5. Sustentabilidade (defesa do meio ambiente e da ordem urbanística).
Para a inscrição em cada uma das categorias, poderão ser submetidas reportagens ou séries de reportagens publicadas em TV, rádio, jornal, revista, portal de notícias, blogs, ou redes sociais. Cada jornalista (ou grupo de jornalistas) poderá inscrever apenas um trabalho em cada uma das categorias. Um mesmo trabalho poderá conter inserções em mais de uma mídia.
O Prêmio também contempla a categoria Reportagem Universitária, dedicada a estudantes de jornalismo de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação.
EDITAL E INSCRIÇÕES
As inscrições, realizadas exclusivamente online, encerram em 14 de outubro. Para acessar o edital e o formulário de inscrição, clique aqui.