Na manhã de sexta-feira (7/1), a Brigada Militar realizou uma blitz de enfrentamento à violência contra as mulheres, em Torres. A ação foi promovida pela Patrulha Maria da Penha e envolveu também os policiais militares da Base Móvel Comunitária (BMC), com o objetivo de orientar à comunidade sobre a assistência disponibilizada pela Patrulha Maria da Penha durante todo o ano em todas as regiões do Estado.
A blitz contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militares, da Polícia Civil – RS, das mulheres da “Rede Lilás” – apoio e proteção a mulher, do Centro de Referência da Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Comarca de Torres, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho do Idoso.
Ambos os envolvidos fizeram distribuição de materiais informativos contendo dados divulgados pelo MP-RS, para a conscientização quanto a este tipo de violência. Os números demostram que no Brasil a violência doméstica ainda acontece com demasiada frequência: a cada hora 503 mulheres sofrem violência doméstica, a cada dia treze mulheres são vítimas de feminicídio, a cada 8 minutos uma brasileira é estuprada.
Os informativos continham também os canais para efetuar denúncias e solicitar atendimento ou informações.
Central de Atendimento à Mulher (180)
Brigada Militar (190)
Telefone Lilás (0800 541 0803)
Polícia Civil (WhatsApp 51 – 98444-0606)
A Patrulha Maria da Penha, um dos projetos sociais da Brigada Militar, foi criada em 2012 e busca proteger e acolher mulheres e familiares em situação de violência doméstica.