TORRES: Atuação da “Rede Lilás” é destaque na abertura do Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica

Destaques Geral Notícia Polícia Segurança
Nesta segunda-feira, 1° de agosto a Delegacia de Polícia Civil de Torres iniciou as atividades alusivas ao “Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O ato de abertura, que ocorreu às 10h, na Delegacia, reuniu autoridades e representantes de várias entidades que trabalham com mulheres vítimas de violência. Conforme o delegado de Torres, Marcos Vinicius Muniz Veloso, durante o mês, todos os cartórios da Delegacia priorizarão os inquéritos direcionados ao crime de violência de gênero e contra a mulher.
De uma maneira geral, todos que se manifestarem, destacaram a importância da atuação da Rede Lilás. Em sua fala, o prefeito Carlos Souza destacou que a parceria entre os setores públicos e privados é muito significante para o encaminhamento da questão. A Rede tem mais de 90 participantes. Entre eles, o Centro de Referência da Mulher, ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Promotoria Pública, Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, Delegacia de Polícia, Ulbra, UCS, Conselho Tutelar, Rede da Saúde Municipal e municípios da Comarca.
Em sua fala, o secretário Fábio da Rosa, destacou que os equipamentos para cuidar da política de proteção e direitos da mulher estão vinculados à Secretara Assistência Social e Direitos Humanos, onde é o titular. Um deles é o CRM Pricila Selau. Informou que somente neste ano, foram registrados 253 BOs, destes, 89 mulheres aderiram ao acompanhamento o que resultou em 1.687 atendimentos, dois abrigamentos e quatro encaminhamentos à rede e suporte familiar. Embora tenha importante papel, o CRM não é o único órgão dentro da Secretaria que dá suporte a este público. Também o CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social faz esta prestação de serviço.
Entre os presentes no evento, também estavam o promotor público Vinicius de Melo Lima, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Silveira, os vereadores Carla Daitx, Silvano Borja, Gibraltar Vidal; o presidente da OAB, Jonathan Carvalho, representantes da Patrulha Maria da Penha, diretora da Presídio Estadual Feminino de Torres, Juliana Malacarne Einsfeld; Suzana Machado, coordenadora do CRM, Nasser Samhan, do Consepro e representantes do Conselho Tutelar.
Em referência ao “Agosto Lilás” a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai realizar um evento de capacitação aos profissionais que integram a rede de atendimento às mulheres, no combate contra a violência. A iniciativa vai ocorrer no dia 26 de agosto, às 13h30min no Auditório da Ulbra Torres. O evento é aberto aos profissionais da área e de toda a região e aos gestores municipais. O “Agosto Lilás” é uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completará 16 anos no dia 7 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.