Tampinha Legal lança ação para coleta de canudinhos

Destaques Geral

Maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina, o Tampinha Legal lança uma nova ação para contribuir ainda mais com a Economia Circular e proporcionar que entidades assistenciais obtenham mais recursos financeiros: o Canudinho Legal. A partir de agora, a coleta de canudinhos plásticos poderá ser realizada por todas as entidades assistenciais cadastradas, fomentando para a conscientização quanto à destinação correta do material plástico.

Confeccionado em polipropileno (PP)mesmo material das tampinhas, o canudinho plástico é comum e acessível para toda a sociedade. Assim como diversos outros materiais, não apenas plásticos, a destinação adequada para reciclagem pode transformá-lo em matéria prima novamente. “Esta é uma ação modificadora do comportamento de massa que propomos. O canudinho é um material 100% reciclável, assim como todo plástico. Sustentabilidade social,  ambiental e econômica são atitudes de sociedades alinhadas com o mundo moderno. A mudança pode e deve ser feita por todos”, entende a coordenadora do Programa Tampinha Legal, Simara Souza.

Além de ser um material reciclável, o canudo plástico é um importante aliado da saúde, pois auxilia pessoas com deficiências múltiplas, vítimas de AVC ou pós-operadas na ingestão de alimentos. “Os canudos feitos de materiais alternativos, como vidro, alumínio ou bambu, não são flexíveis e podem causar ferimentos em quem os utiliza. O canudinho plástico é flexível, seguro e dá autonomia para o usuário, além de ser higiênico para o consumo de bebidas que vêm em latas, evitando o contato direto com a boca”, completa Simara.

A partir da coleta dos canudinhos, cada entidade assistencial cadastrada poderá transformar o material em recursos financeiros para cobrir parte das despesas da instituição. As entidades assistenciais, assim como já ocorre no Tampinha Legal, são responsáveis pelo cadastramento de pontos de coleta, como restaurantes, shoppings centers e demais empresas, ou instituições, interessadas em contribuir.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal faz parte do Instituto SustenPlást. Nos últimos dois anos, já enviou mais de 140 toneladas de tampinhas de plástico para a reciclagem, representando mais de R$ 265 mil revertidos integralmente para as entidades assistenciais cadastradas no programa. O Tampinha Legal tem o caráter educativo buscando a melhor valorização de mercado, ao mesmo tempo em que mobiliza a sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos. Saiba mais em tampinhalegal.com.br. Também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais como YouTube e Facebook.

Camejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *