SEMMAPA/IMBÉ OFERECE ORIENTAÇÕES PARA A PESCA AMADORA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) oferece algumas orientações para a prática da pesca amadora na faixa de praia. De acordo com a SEMMAPA para realizar a atividade é necessário obter a Licença de Pesca Amadora, através de cadastro no sistema do Governo Federal, no site ou aplicativo, gov.br.
Outro cuidado a ser tomado é com relação aos locais da orla apropriados para pesca, dessa maneira, o pescador não interfere nas áreas destinadas a banhistas ou a praticantes de outros esportes, como surf, conforme a Lei Municipal 1328/2011.
De acordo com o diretor do Departamento de Pesca, João Batista Maria Ferreira, alguns dos equipamentos permitidos a amadores são: linha de mão; caniço simples; caniço com molinete ou carretilha. “A pesca na praia exige o uso de equipamentos resistentes à ação do sal marinho e da areia nas engrenagens de molinetes e carretilhas”, informa Batista.
Ele também destaca quais tipos de iscas podem ser utilizadas. “As iscas artificiais funcionam bem, mas a diversidade das iscas naturais pode render muito mais. Pequenos peixes, como sardinha, além de crustáceos, minhocas de praia ou mariscos podem ajudar o pescador a fisgar peixes maiores e mais espertos que raramente cedem a iscas artificiais”, explica.
É importante lembrar que a pesca dos bagres-marinhos Genidens barbus (bagre-branco) e Genidens planifrons (bagre-boca-larga) é proibida nas esferas estadual e federal.
Matheus Vargas
Ivan de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com