Santo Antônio da Patrulha recebe visitantes de diversos países para Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores

Destaques Geral

Santo Antônio da Patrulha recebeu visitantes de diversos países na última sexta-feira (07/12), na Câmara de Vereadores, para um dia de trabalho da XXI Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores. O evento congrega 14 casas dos açores espalhadas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Uruguai, entre outros. Além do prefeito Daiçon, também prestigiaram o evento, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o presidente da Câmara de Vereadores Jorge Eloi de Oliveira e as secretárias municipais da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli e da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha.

A assembleia acontece a cada ano em uma das casas apoiadas pelo Governo Autônomo dos Açores. Neste ano encontro foi realizado na Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), que tem sede na Aldeia dos Anjos e, atualmente, é presidida pela açoriana Carla Verônica Cedros Fernandes Marques Gomes. Também integra a Casa açoriana gaúcha, a patrulhense Vera Lucia Maciel Barroso, que contribuiu para a realização do evento em Santo Antônio. A agenda, que foi aberta no dia 05 de dezembro contou ainda com eventos em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre. Durante a assembleia diversos temas sobre a açorianidade  nas regiões e países participantes foram discutidos, tais como políticas culturais adotadas e apresentação de relatórios de atividades.

Cerca de 30 pessoas, incluindo presidentes ou representantes das 14 Casas dos Açores estiveram no município patrulhense. A comitiva incluiu também autoridades e jornalistas açorianos.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva deu as boas vindas aos visitantes e falou da importância dessa troca de experiências entre os países, especialmente para o fortalecimento das raízes açorianas.

O secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas do Governo Regional dos Açores, Dr. Rui Bettencourt agradeceu a receptividade do município patrulhense e destacou a excelente gestão da presidente Carla Marques.

O dia de trabalho incluiu a apresentação da palestra “Açorianos no Rio Grande do Sul: História e legado Cultural”, proferida pela historiadora Vera Lucia Maciel Barroso, visita guiada pelo pesquisador Jaime Nestor Müller ao centro histórico de Santo Antônio da Patrulha. O encerramento aconteceu no Jardim Imperial do Museu Caldas Júnior, com uma confraternização promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico e pela Fundação Museu, com o apoio da empresária Angela Provenzi.

O evento foi realizado pela prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através das secretarias municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes em parceria com a Casa dos Açores, Câmara de Vereadores, Instituto Histórico e Geográfico e Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior.

Viviani Silveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *