SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA PREPARA FENACAN 2022

Destaques Geral Notícia

A maior festa de Santo Antônio da Patrulha está de volta. Após dois anos sem ser realizada, a Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz 2022 (FENACAN) está marcada para os dias 10 a 21 de agosto, no Parque do Ginásio Municipal Caetano Tedesco. A entrada para todos os shows será gratuita.

Com uma estrutura de 4.000m², as instalações da FENACAN tem capacidade para 100 expositores comercializarem seus produtos, além de dois palcos, que vão receber cerca de 70 apresentações. Está confirmada a presença da dupla Thaeme e Thiago, do humorista Badin, o Colono, do conjunto Tchê Garotos, e dos cantores Serginho Moah, Cristiano Quevedo e Ancheta, dentre diversas outras atrações.

Nos dias 12 a 14 de agosto, em paralelo a festa, acontece a 35ª Moenda da Canção, um dos mais tradicionais festivais de música do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como a 11ª Moenda Instrumental. No dia 12 também será realizada a 1ª Moendinha da Canção, nas categorias mirim, de oito a 12 anos, e juvenil, de 13 a 17 anos.

A abertura dos portões será na quarta, dia 10, às 10h. Ao público, a festa oferece praça de alimentação, feira de produtos e serviços, parque de diversões, serviços da Unidade Móvel de Saúde e artigos típicos, além das apresentações artísticas e da 12ª Feira Municipal do Livro. A solenidade de abertura oficial da FENACAN acontece no sábado, dia 13, às 17h.

Shows

A principal atração da festa é o show nacional de Thaeme e Thiago. Formada em 2011, a dupla sertaneja tem como seu grande sucesso a canção “Ai Que Dó”. Outras composições famosas dos paranaenses são “Boato” e “Coração Apertado”. Eles se apresentam no Palco FENACAN, no dia 21, às 21h, encerrando o evento.

Interpretado por Eduardo Gustavo Christ, Badin, o Colono, é um dos personagens humorísticos mais populares do momento. O show, que tem classificação livre e pode ser conferido por toda família, acontece no Palco FENACAN, no dia 18, às 19h.

O tradicionalismo gaúcho estará representado no Palco FENACAN em três espetáculos. No dia 11, às 21h, Shana Müller apresenta seu repertório. No dia 19, às 20h30, a versatilidade de Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica chega à festa. Na mesma data, às 22h, é a vez de Cristiano Quevedo, escolhido “Artista do Ano 2021” da música regional gaúcha, em enquete realizada pelo site G1.

A festa também vai ter dois bailes, com quatro horas de duração cada. No dia 19, às 23h30, se apresenta o Tchê Garotos, um dos conjuntos mais famosos da tchê music. No dia 20h, às 23h, o baile ficará por conta de Rafa Batista e Banda. Outros artistas de som contagiante também passam pelo Palco FENACAN, com destaque para Sorriso Lindo, dia 17, às 22h; Brilha Som, dia 18, às 22h; Glê Duran, dia 19, às 19h; e Sandro Coelho, dia 21, às 18h30.

Outras vertentes musicais também terão espaço no Palco FENACAN. No dia 10, às 20h, o show é de Ancheta, um dos finalistas da última edição do programa The Voice +, da rede Globo. A banda gospel Ágape se apresenta no dia 12, às 19h. Por fim, Serginho Moah, ex-vocalista do grupo Papas da Língua, de grandes sucessos como “Eu Sei”, “Lua Cheia” e “Pó de Pimenta”, se apresenta no dia 20, às 21h30.

Além de todas essas atrações, estão agendados para o Palco FENACAN diversos outros espetáculos, de artistas regionais, dos mais variados estilos e tendências. Outra atração é o Palco Açores, que receberá apresentações mais intimistas, de voz e violão, dentro da praça de alimentação do evento.

Feira do Livro

Um dos destaques da programação da FENACAN é a 12ª Feira Municipal do Livro, de 10 a 14 de agosto. A abertura do evento, às 19h30 do dia 10, será com um painel sobre vida e obra do homenageado desta edição, o escritor e cineasta, Jorge Furtado, e da patrona da Feira, a escritora patrulhense Ana Zenaide Gomes Ourique.

Gaúcho de Porto Alegre, Furtado é um dos mais importantes cineastas do Brasil. Seus trabalhos mais conhecidos são o curta-metragem “Ilha das Flores”, os filmes “O Homem que Copiava” e “Meu Tio Matou um Cara”, e as séries “Doce de Mãe” e “Todas as Mulheres do Mundo”. Como escritor, publicou as obras “Trabalhos de Amor Perdido” e “Pedro Malazarte e a Arara Gigante”.

Durante os dias 11 e 12 de agosto, serão recebidos os alunos das escolas do município. Dia 11, as crianças da educação infantil e do ensino fundamental, anos iniciais, terão contação de histórias com a escritora Rosane Castro. No dia seguinte, os jovens do ensino fundamental, anos finais, e do ensino médio vão assistir ao Concerto Didático da unidade local da Fábrica de Gaiteiros, projeto de iniciativa do músico Renato Borghetti. A apresentação na festa terá a participação dos alunos, acompanhados dos professores Evandro Cardoso e Renato Müller.

Inovação e tecnologia

Além da música e dos produtos típicos da cidade, a FENACAN tem a pauta da inovação e tecnologia como um de seus diferenciais. Robótica, o uso de games para o aprendizado, Metaverso e realidade virtual são alguns dos temas presentes na programação da Feira do Livro.

O painel “Experiência de Robótica e Literatura”, do SESI, será apresentado aos alunos que estiverem na Feira do Livro no dia 12. Os jovens ainda vão ter a oportunidade de conhecer as quatro estações tecnológicas “Metaverso – Literatura e Tecnologia”, “Laboratório Maker e RPG – Games e Robótica na temática Harry Potter”, “SESI – Robótica e Literatura” e “CORSAN – Realidade Virtual”.

Multiespaço

A FENACAN terá local dedicado para palestras, painéis e exposições de fotografia. Na primeira semana de festa, durante a Feira do Livro, o Multiespaço vai receber atividades do Polo Universitário Santo Antônio, além de lançamentos de livros. Dos dias 17 a 20, serão realizadas palestras sobre mercado de trabalho, empreendedorismo e projetos sociais, dentre outros temas.

Agricultura familiar

Dos dias 17 a 21 de agosto, após o encerramento da Feira do Livro, a FENACAN passa a oferecer um pavilhão dedicado especialmente à agricultura familiar. Serão comercializados produtos típicos e artigos coloniais das agroindústrias do município, artesanato e pescado. O local vai receber, no dia 20, ao meio dia, a Paella Campeira do Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA), acompanhada de degustação de arroz doce, que será servida para cerca de mil pessoas .

Fóruns

Outro evento que acontece dentro da programação da FENACAN é o Encontro de Prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), no dia 13, às 8h. A festa ainda recebe, no dia 18, o Fórum Itinerante dos Gestores de Cultura dos Municípios da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRANPAL), a partir das 10h, e o Fórum de Cultura – A Cultura Gaúcha Unida é Mais Forte, às 14h. O Fórum de Turismo acontece no dia seguinte, iniciando às 9h.

Saúde

A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde estará presente no evento, oferecendo vacinação contra COVID-19 e gripe, para maiores de 18 anos. Também vão ser passadas orientações sobre saúde bucal e descarte de medicamentos, além de exposição de trabalhos artísticos realizados por participantes de grupos de arte terapia e de oficinas de saúde mental.

Confira a programação completa da FENACAN 2022:

QUARTA (10/08)

10h – Abertura do Parque Ginásio Municipal Caetano Tedesco

14h – Baile da melhor idade – Toninho dos Teclados – Ginásio Caetano Tedesco (R$15,00)

19h – Abertura Oficial da 12ª Feira Municipal do Livro

Painel – Vida e obra do homenageado Jorge Furtado e da patrona Ana Zenaide Gomes Ourique

20h – Atílio Ancheta

21h30 – Banda Entre Nós

QUINTA (11/08)

08h | 13h – Acolhida às EMEIs e EMEFs Anos Iniciais

08h30 | 13h30 – Programa AABB Comunidade

08h45 | 13h45 – Contação de histórias com escritora Rosane Castro e musicista Cristine Dutra

09h30 | 14h30 – Contação de história – Elefante Letrado

10h | 15h – Sessão de autógrafos com a escritora Rosane Castro

19h30 – Remake do Programa de Auditório “Festa no Arraial” da extinta Rádio Sulina

21h – Shana Müller

SEXTA (12/08)

8h | 13h – Acolhida às EMEFs Anos Finais e Ensino Médio

8h30 | 13h30 – Coral Advento da Escola Adventista de Santo Antônio da Patrulha

8h45 | 14h15 – Painel – Experiência de Robótica e Literatura – SESI

9h30 | 15h – Visitação às estações:

• Metaverso – Literatura e Tecnologia

• Laboratório Maker e RPG – Games e Robótica na temática Harry Potter

• SESI – Robótica e Literatura

• CORSAN – Realidade Virtual

13h30 – Concerto Didático Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha

15h30 – Cássio Farias

18h – Moenda em Dança – Oficina de Dança Renata Guimarães

19h – Ágape

20h – 1ª Moendinha da Canção – Mirim e Juvenil – Ginásio Municipal Caetano Tedesco

20h – Adriano Oliveira – Palco Açores

22h – Anderson Almeida – Palco Açores

SÁBADO (13/08)

08h – Encontro de Prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE)

11h – Germano Reis

14h – Pagodi Z

14h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Beira-mar, Beiramor: Memórias, Flores e Ventos” – Sinthia Cristina Batista, Maíra Suertegaray e Rita Cavalcante – Multiespaço

14h30 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Sequências” – Marilani Bernardes, Márnei Consul e Rosalva Rocha – Multiespaço

15h30 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Poesia na Praça – 33ª Antologia Poética Patrulhense” – Grêmio Literário Patrulhense (GLP) – Multiespaço

15h30 – Curtisamba

16h15 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Suas Excelências – Os Personagens” – 4ª Edição – Grêmio Literário Patrulhense (GLP) – Multiespaço

16h30 – Premiação Concurso Municipal de Fotografia do Museu Caldas Júnior

17h – Abertura oficial da FENACAN

18h30 – Manchinha – Show Regional de Repente

20h – 35ª Moenda da Canção e 11ª Moenda Instrumental – Ginásio Caetano Tedesco

20h – Paulinho Ricoli – Palco Açores

22h – Filipe Ferreira – Palco Açores

DOMINGO (14/08)

11h – Leo Richar

14h – Invernadas artísticas dos CTGs locais

14h30 – Lançamento oficial do V Raizinha – Multiespaço

15h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Livro de Encontro…” – Sandra Maria Guimarães – Multiespaço

15h30 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Seguindo a Trilha de Jesus” – Liane Bueno – Multiespaço

15h30 – Grupo de Baile de Masquê da Vila Palmeira

16h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Os Seguidores da Fé – Homens de Bigode e Mulheres de Saia em Santo Antônio da Patrulha (1950 – 1967)” – Erotildes Fofonka Cunha – Multiespaço

16h – Parceria de Galpão

16h30 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Máscaras e Mascarados nas Festas e Cavalhadas no Brasil” – Luciano Peixoto – Multiespaço

17h – Banda Biss

17h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Coisas inusitadas acontecem todo o tempo!” – Antônio Valente – Multiespaço

17h30 – Clube de Leitura Patrulhense – O Alienista – Machado de Assis – Multiespaço

19h – Denis Lima – Palco Açores

19h – 35ª Moenda da Canção e 11ª Moenda Instrumental – Ginásio Caetano Tedesco

21h – Ribah – Palco Açores

QUARTA (17/08)

9h – SINE na escola – Palestra “Conhecendo o Mundo do Trabalho” – Ademilson Couto de Arruda – Multiespaço

14h – Baile da Melhor Idade – Cacau dos Teclados – Ginásio Caetano Tedesco (R$15,00)

14h – SINE na escola – Palestra “Interagindo com o Mundo do Trabalho” – Ademilson Couto de Arruda – Multiespaço

19h – Dom Diego

19h20 – EmpreendaSAP Pocket – Multiespaço

22h – Sorriso Lindo

QUINTA (18/08)

10h – Fórum Itinerante dos Gestores de Cultura dos Municípios da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRAMPAL)

14h – Fórum de Cultura – A Cultura Gaúcha Unida é Mais Forte

18h – “Melhoramento de campo nativo na prática: case Fazenda Saudade” – zootecnista Giovano Martins – Multiespaço

19h – Badin, o Colono

20h – Estação 3

22h – Brilha Som

SEXTA (19/08)

9h – Fórum de Turismo

9h – Palestra “Mercado de Trabalho 4.0: conhecimentos para novos desafios” – João Peixoto (UERGS) – Multiespaço

13h30 – Palestra “Criando e Lançando Games Internacionalmente” – Eduardo Muller (Feevale) – Multiespaço

14h – Fórum de Turismo

18h – Núcleo da Mulher ACISAP – Palestra “Sensibilização do MEI/ Empreendedorismo” – Sônia Mara Domingues Sauer – Multiespaço

19h – Glê Duran

20h30 – Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica

22h – Cristiano Quevedo

23h30 – Baile com Tchê Garotos

SÁBADO (20/08)

10h – Tony da Viola e grupo

12h – Paella Campeira IRGA – Pavilhão da Agricultura Familiar

14h – “Rotaract: Projetos que Transformam” – Multiespaço

15h – Elizandro Rocha e Banda

16h30 – Zé Luiz

17h – “Museu em Pauta” – Museu Caldas Júnior – Multiespaço

18h30 – Crossover

20h – Laís Tetour

21h30 – Serginho Moah

23h – Baile com Rafa Batista

DOMINGO (21/08)

11h – Nilmar Show

14h – AABB Comunidade

18h30 – Sandro Coelho

21h – Thaeme e Thiago

ATRAÇÕES PERMANENTES

Unidade Móvel de Saúde (10h às 12h e 13h às 19h):

• Vacinação contra COVID-19 e gripe para maiores de 18 anos, bastando apresentar documento de identificação com CPF e carteirinha de vacinação;

• Dentistas orientando sobre escovação e cuidados com saúde bucal;

• Equipe da Vigilância em Saúde orientando sobre o correto descarte de medicamentos, com espaço para descarte no local;

• Exposição de trabalhos realizados pelos participantes nos grupos de arte terapia e nas oficinas do serviço de saúde mental do município.

Pavilhão da Agricultura Familiar:

• Agroindústrias com produtos coloniais, laticínios, caldo de cana, rapadura, melado, cachaça, mel etc

• Artesanato

• Pescado

Demais atrações:

• Mostra fotográfica do Museu Caldas Júnior – Multiespaço

• Minibiblioteca do Rotaract – Multiespaço

• Praça de alimentação

• Produtos típicos

• Parque de diversões

• Feira de produtos e serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.