Revisão das diretrizes ambientais e zoneamento foram tema de reunião da Amlinorte

Destaques Geral

Uma ampla revisão nas diretrizes ambientais foi debatida na reunião da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), na sede da entidade em Osório, na manhã desta quarta-feira (12 de fevereiro). A demora e, principalmente, as negativas em licenciamentos de projetos e empreendimentos têm sido a maior preocupação dos prefeitos das 23 cidades que integram a Associação. Secretários e técnicos da área de meio ambiente, além de procuradores municipais, estiveram presentes. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) também participou da reunião, com a presença do vice-presidente, Alfredo Pessi, e do advogado Luiz Antônio Longo.

Hoje, conforme os presentes, a maior parte dos problemas se dá pela falta de flexibilidade por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), aliada a demora na aprovação de projetos de empreendimentos, o que trava o desenvolvimento da região. “Precisamos que o Estado reveja pontos de diretrizes que foram instituídos há 50 anos”, disse. Ele ressaltou que os municípios vêm se empenhando em atender as exigências legais, devido a preocupação dos gestores e respeito às questões ambientais. Mas destacou que é possível criar ações de desenvolvimento de forma sustentável e esta é a meta proposta pela associação.

Como encaminhamento, ficou decidido que serão pleiteadas reuniões com o juiz do caso, na 9ª Vara, e também com o Ministério Público Federal, para apresentar alternativas de discussão sobre o assunto. Também já está marcada uma reunião da Amlinorte com o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, no dia 03 de março. Pierre Emerim ainda apresentará as solicitações dos municípios em seu discurso na Assembleia de Verão da Famurs, nesta quinta-feira (13 de fevereiro), em Capão da Canoa.

Rose Scherer / Leandro Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *