PROGRAMAS DE SAÚDE ESPECIALIZADA MELHORAM ATENDIMENTO DA COMUNIDADE DE IMBÉ

Destaques Geral Notícia
Imbé teve aprovado junto ao Governo Federal uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT), programa que conta com financiamento da União. A iniciativa de cadastro do programa partiu do secretário municipal de Saúde, Tierres da Rosa e dos servidores da pasta. De acordo com o prefeito Ique Vedovato, esse é mais um programa vinculado ao Governo Federal, o que comprova a eficiência da Administração Municipal na busca constante de melhorias na área da saúde.
A AMENT visa a ampliação e a articulação da oferta de atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados, em caráter multiprofissional, atendendo às necessidades no nível especializado em Saúde Mental. Estas necessidades serão identificadas na Atenção Básica, integrando-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde e da rede intersetorial.
Além deste programa, que será implantado nos próximos dias, Imbé já conta com o Estratégia Saúde da Família (ESF), contemplando quase todas as regiões da cidade. Há unidades em Mariluz, Santa Terezinha e Nova Nordeste, e a intenção é, num futuro próximo, cobrir a cidade 100%. Outros programas, como Academia da Saúde, Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) também são uma realidade em Imbé. “Teremos mais dois ESFs, um no Centro, que será construído no antigo Posto 24 Horas, e outro em Albatroz, onde atualmente funciona a EMEI Tia Marica”, revela Ique, lembrando que a cidade ainda conta com os programas estaduais Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM). Todos eles contam com contrapartida financeira do Município.
Há, ainda, o SAMU, que é pactuado com o Governo do Estado. “Além dos dois novos ESFs, cadastramos junto ao Governo Federal a inserção de um Centro de Atenção Piscossocial (CAPS), que funcionará onde atualmente está instalada a UBS Albatroz”, pontua o prefeito. “Imbé é um município pequeno, que equivale a um bairro de cidade grande. Temos uma quantidade de estabelecimentos de saúde que muitas cidades não tem. Em relação aos atendimentos de urgência e emergência possuímos a Policlínica 24h e o Pronto Atendimento da Zona Norte 12h que voltará a funcionar em breve. Possuímos também um Centro de Fisioterapia, que é mantido com recursos próprios do Município”, finaliza Ique.
———————————–
📝 TEXTO: Leandro Luz
📸 FOTO: Ivan de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *