PREFEITURA DE IMBÉ E IBGE SE REÚNEM PARA PLANEJAR CENSO 2020

A Prefeitura de Imbé e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira, (20), para traçarem metas e se unirem na formação de parceria para a realização do Censo Demográfico de 2020 na cidade. O chefe da agência do IBGE de Osório, Cláudio da Rosa Santos, foi recebido pelo prefeito Pierre Emerim para debater assuntos com o objetivo de desenvolver ações preparatórias para o censo através da participação da Prefeitura que auxiliam na divulgação, acompanhamento das atividades, disponibilizando colaboradores e assim garantindo a qualidade nos dados.

Segundo Pierre, censos como do IBGE acrescentam muito para que o município tenha mais recursos diante das estimativas populacionais municipais serem parâmetros utilizados no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM), além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Ele acredita que a cidade tenha mais que 22.309 habitantes, dados do IBGE de 2010, e afirma que pelo menos 30 mil vivem em Imbé. Pierre alerta que o município deixa de arrecadar por mês, só de FPM, cerca de R$ 500 mil, já que cidades com faixa de habitação de 23.773 a 30.564 ganham 1,4% a mais de recursos.

Em Imbé, o IBGE contará com uma equipe de 30 profissionais para fazer a coleta de dados que vão das características dos moradores, domicílios, migração, educação, trabalho e até mesmo o rendimento. Destes, 22 serão recenseadores. Pierre afirmou que a Prefeitura dará todo o apoio necessário para que o Censo 2020 ocorra com êxito em Imbé.

As atividades da pesquisa de campo irão ocorrer entre os meses de agosto e outubro do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com