Polícia Civil lança cartilha virtual sobre intolerância religiosa

A Polícia Civil lançou, na tarde desta quinta-feira (21), uma cartilha educativa sobre intolerância religiosa, para celebrar o Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil, que são comemorados em 21 de janeiro.

A cartilha ja está  disponível para download no banner “Crimes de Intolerância” no site da Polícia Civil (pc.rs.gov.br) e também  neste link. (.pdf 6,03 MBytes) . A publicação foi pensada para ser sucinta e objetiva, com as principais informações sobre o tema. Em cinco páginas, explica conceitos como “crime de intolerância religiosa” e cita as sete religiões predominantes no país, além de informar números para denúncias e os endereços das Delegacias de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre e de Santa Maria.

Em dezembro de 2020, foi inaugurada, na capital, a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) da Capital. O órgão, vinculado ao Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), fica na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 981, no bairro São Geraldo.

A nova delegacia é responsável pela investigação de casos como os de racismo, homofobia e injúria qualificada que, até então, ficavam sob apuração de várias delegacias não especializadas.

A DPCI da Capital é a 9ª delegacia de polícia do país com dedicação exclusiva para investigação de delitos ligados a atos de discriminação. No final de 2019, foram iniciadas as atividades da Delegacia do Idoso e de Combate à Intolerância em Santa Maria, na Regional Central. Fora do RS, existem outras sete delegacias com atribuições semelhantes, em Minas Gerais (2), Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Paraíba e no Distrito Federal.

Texto: Ascom PC e Maicon Parizotto/Estagiário SSP 

Edição: Carlos Ismael Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com