Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório recebe concurso de hipismo

Destaques Geral Notícia

Provas de destreza, elegância e obediência marcaram o primeiro dia do Concurso Completo Internacional Marchal Luis Osório, realizado no Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, em Tramandaí, no Litoral Norte, nesta sexta-feira. A competição de hipismo, que termina neste domingo, conta com a participação de 67 conjuntos, entre atletas civis e militares, do Brasil e de fora do país, que executam os mais diversos movimentos sobre o cavalo sob o olhar atento da equipe de arbitragem.

Enquanto os espectadores buscavam encarar o vento forte e o clima nublado registrado no início da competição, para os cavalos e cavaleiros as baixas temperaturas são consideradas ideais para a prática esportiva, assemelhada ao clima europeu, onde estão alguns dos melhores competidores do mundo, conforme explicaram os oficiais.

A competição é realizada pelo Comando Militar do Sul (CMS), com apoio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), sediada no Parque Osório, além da Federação Equestre Internacional (FEI), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE). Ela qualifica para o campeonato sul-americano da modalidade, que ocorre na Argentina em 2023, e para o Pan-Americano, também no próximo ano, em Santiago, capital do Chile.

“Para nós, é uma grande alegria ter a oportunidade de fazer um evento livre nacional, juntamente com o campeonato do Exército. É também a realização de um sonho, porque, para chegarmos neste nível, foi um trabalho intenso de praticamente dois anos. Não podemos deixar esta oportunidade passar”, afirma o comandante do 3º RCG, coronel Gustavo Schiffner.

O Comandante Militar do Sul, general Fernando José Sant’ana Soares e Silva, presente à abertura, disse que o Parque Osório é um dos locais mais adequados do Brasil para a prática da equitação. “O concurso completo foi idealizado no passado para a preparação dos cavalos de batalha, que precisavam ter muito vigor e serem muito bem adestrados. Esta competição foi idealizada para quem em tempos de paz, os guerreiros pudessem adestrar seus animais”, explicou.O diretor de concurso completo de equitação (CCE) da CBH, João Aragão, e o treinador e selecionador das equipes da seleção brasileira da modalidade, Guto de Faria, tambem estiveram na sexta-feira em Tramandaí, inspecionando e avaliando o desempenho das equipes. “Não conhecia este parque e aqui há uma estrutura espetacular. Este é um dos primeiros eventos do ano, e um dos quais vamos poder escolher a equipe que vai ao Sul-Americano representar o Brasil”, comentou Aragão.Já Guto reforçou que a seleção está retomando às atividades com força total, após dois anos de pandemia. “O país com certeza estará muito bem representado no Sul-Americano. Devemos ter dois ou três atletas que vêm da Europa, e outros que saem desta competição aqui. No concurso completo, o cavalo precisa ter a capacidade, calma e destreza de fazer a prova. E este clima é perfeito para o desenvolvimento do esporte. Calor e umidade são muito mais prejudiciais aos animais”, comentou.

Entre os competidores, o capitão Pedro Henrique de Rezende Nunes, da Escola de Equitação do Exército, montava o cavalo Tamanho do Rincão, de 9 anos, no auge de sua forma física. “Gosto muito daqui e já servi no Regimento Osório. É uma prova muito boa e fiquei bastante satisfeito com o resultado do cavalo, que conseguiu se comportar bem. O fato de a equipe da CBH estar aqui aumenta nossa responsabilidade, para tentarmos fazer o melhor possível a partir do trabalho que fazemos durante anos”, disse Rezende, que participar de uma três provas à qual atuou, na categoria três estrelas longo, uma das principais da competição de CCE.

Os resultados de todas as provas saem após o final da competição, neste domingo. Hoje, ocorrem as provas de cross-country, a partir das 8h, e amanhã, as de salto, com início às 9h, com a cerimônia de premiação prevista para as 13h. A entrada no Parque Osório é gratuita para todos os públicos.

Correio do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.