Oficina apresentará uso da juçara na produção de carvão ativado para filtro de água

Dia 29 de junho será realizada a “oficina sobre o açaí juçara: da fruta ao suco, à muda e ao carvão ativado para filtros de água” no forno de barro público da Barra do Ouro em Maquiné (RS), entre 9h e 17h. A atividade do Projeto Taramandahy – Fase III, o qual é realizado pela Anama, com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, apresentará os usos ampliados do fruto daEuterpe edulis (palmeira nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção por conta da sua extração para consumo do palmito), aproximando jovens e crianças dos temas da conservação ambiental, da alimentação saudável e do prazer de se viver próximo à natureza.

A oficina também busca compartilhar conhecimentos que vem sendo construídos nos últimos quinze anos por agricultoras (es), técnicas (os) e estudantes. A produção de carvão ativado a partir das sementes de juçara provenientes da despolpa foi desenvolvida em pesquisa por Maria Eduarda Santos de Almeida, natural de Maquiné, enquanto cursou o Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Osório). O resultado é fruto do projeto “Palmeira Juçara: aproveitamento integral do fruto como alternativa de preservação ambiental e promoção de impactos econômicos e sociais positivos“, com o qual foi finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e selecionada para a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel 2016 (Intel ISEF), onde ficou em 4º Lugar na categoria Engenharia Ambiental. Ela ensinará a fazer o carvão e durante as cinco horas em que o as sementes ficarem no forno de barro, será feito um passo a passo sobre a produção da polpa e do suco de juçara.

A atividade envolverá professores(as) e alunos(as) das escolas de Maquiné, bem como moradores da Barra do Ouro e demais interessados. As vagas são limitadas. Inscrições prévias pelo e-mail taramandahy@gmail.com. Mais informações com Mariana Ramos, pelo telefone (51) 3628-1415 e WhatsApp (48) 999814539.

Serviço:

Oficina sobre o açaí juçara: da fruta ao suco, à muda e ao carvão ativado para filtros de água

Data: 29 junho

Horário: 9h às 17h

Local: Barra do Ouro, com início nos fundos da feira do produtor, junto ao forno de barro.

Inscrições: taramandahy@gmail.com   

Anaiara Ventura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *