Instituto Moinhos Social disponibiliza 20 bolsas de estudos integrais na área da Enfermagem

Destaques Geral Mercado Notícia

Edital lançado nesta semana prevê 16 vagas para nível técnico e quatro para graduação na área

O Instituto Moinhos Social, do Hospital Moinhos de Vento, está disponibilizando 20 bolsas de estudos integrais para os níveis técnico e superior na área da Enfermagem. O edital, lançado na última segunda-feira (1º) pela instituição, prevê 16 vagas para técnico e quatro para graduação destinadas aos candidatos que forem bem classificados na prova de seleção e atenderem aos requisitos exigidos para concorrer às vagas.

As inscrições para a graduação em Enfermagem podem ser realizadas até a meia-noite do dia 7, neste link, e a prova ocorre no dia 8, sendo disponibilizados dois horários: 14h e 16h. Os 12 melhores classificados passarão por uma avaliação socioeconômica, aplicada por uma assistente social, e os resultados serão divulgados no portal da Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, no dia 14. A entrega dos documentos e a matrícula ocorre no dia 15.

Para o curso Técnico em Enfermagem as inscrições podem ser feitas até o dia 16, neste link, e a prova acontece no dia 17, também em dois horários: 14h e 16h. Já no dia 19 será divulgado o resultado dos 48 melhores classificados nessa etapa. Os candidatos classificados passam por avaliação socioeconômica, de forma presencial, com divulgação dos selecionados no dia 25.

A ordem de classificação será realizada por meio do método TOPSIS, que dará maior peso para candidatos com renda per capita menor e que residam em bairros com maior vulnerabilidade social na Capital ou com menor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal –  nas demais cidades. Também passarão por uma prova e por uma entrevista para avaliação socioeconômica. Na primeira etapa, prova objetiva de língua portuguesa (leitura, interpretação e gramática), serão selecionados 12 para a graduação e 48 para o curso técnico. Os melhores classificados passam para as etapas seguintes, até que se chegue à classificação final.

O Instituto Moinhos Social:

Segundo o superintendente de Responsabilidade Social e de Governos, Luís Eduardo Ramos Mariath, a iniciativa visa proporcionar o desenvolvimento social e econômico de comunidades em situação de vulnerabilidade. “A metodologia que utilizaremos dará maior peso a candidatos que vivem em comunidades mais vulneráveis. Os bolsistas também precisarão comprovar trabalho voluntário no local em que residem. Entendemos que essas são formas de transformar a realidade dessas pessoas, mas também de servir como motor de redução das desigualdades e de impulsionar a melhoria dos índices de desenvolvimento humano dessas comunidades. Isso está completamente conectado ao valor de ética e de compromisso com a sociedade, que nos norteia todos os dias”, acrescentou o superintendente. Criado em dezembro de 2021, o Instituto Moinhos Social atua em outros quatro eixos, além da educação e da profissionalização: saúde, cultura e esporte, assistência social e meio ambiente.

Gisele da Silva Antunes Medeiros já é formada em técnica de Enfermagem com bolsa de estudos pelo Hospital Moinhos de Vento e, motivada por uma doença da filha, com o contato no ambiente hospitalar, se apaixonou pela profissão. “Como mãe, o que mais me representa é poder cuidar das pessoas que mais amo, assim como cuido de pessoas que nem conheço”, relatou a profissional, que destaca, neste vídeo, como os estudos mudaram a perspectiva de vida dela e de sua família.

Requisitos para concorrer às vagas:

–        Ter concluído o ensino médio;

–        Não estar matriculado em curso técnico ou superior;

–        Não ser portador de diploma de curso superior nem técnico;

–        Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou

–        Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral na respectiva instituição;

–        Atender os seguintes critérios de renda:

Para nível técnico, a renda familiar bruta mensal per capita não deve exceder o valor de um salário mínimo nacional vigente (R$ 1.212). Para nível superior, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de um salário mínimo e meio nacional vigente (R$ 1.818);

–        Não estar inscrito em mais de uma modalidade no mesmo edital;

–        Não receber outro incentivo estudantil, público ou privado;

–        Atingir nota acima de 04 (quatro) na prova.

            As provas ocorrerão na Rua Ramiro Barcelos, 996, na Faculdade de Ciências da Saúde/ Escola de Formação Profissional Moinhos de Vento e as vagas são para o segundo semestre de 2022. Confira aqui o edital completo.

Crédito das fotos: Crédito: Leonardo Lenskij

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.