IMBÉ/SEMMAPA reforça cuidados ao podar árvores

Quando pensamos no outono, a primeira imagem que vem a nossa cabeça é a de folhas secas caindo dos galhos das árvores. Mas esse é também o período, segundo especialistas, mais favorável para podar as plantas. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) orienta que seja solicitado o Alvará de Manejo Florestal, antes de se fazer a poda, mesmo para aquelas árvores que estão plantadas dentro do pátio. É de extrema importância que o proprietário transporte e descarte os galhos em um dos nossos pontos licenciados.

O processo é bem simples, basta solicitar na Secretaria de Meio Ambiente o formulário para poda ou supressão de árvores, anexar comprovante de residência e documento de identidade e aguardar a expedição do alvará. Com o alvará em mãos, poderá ser feita tranquilamente a poda da árvore em seu pátio. Devido a pandemia, a SEMMAPA não está realizando atendimento ao público, a solicitação do formulário, bem como outras orientações, podem ser adquiridas através do e-mail meioambiente@imbe.rs.gov.br.

De acordo com a secretária Nélida Pereira, a poda ou supressão de árvores sem o alvará, assim como o descarte de galhos em calçadas, canteiros, praças, terrenos baldios ou outras áreas públicas, é uma infração ambiental e pode ocasionar em multa.

Os pontos para descarte são:

– Pátio da Prefeitura Municipal, localizado na rua Herval;

– Central de Triagem na Nova Nordeste, localizado na rua Machado de Assis;

– Subprefeitura de Santa Terezinha, rua José Antônio Daudt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com