Entenda como funciona o Gabinete de Gestão Integrada de Capão da Canoa

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A Prefeitura de Capão da Canoa inaugurou, no dia 7 de junho, o Gabinete de Gestão Integrada. Trata-se de um espaço que controlará as 107 câmeras que foram instaladas em Capão da Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim. O objetivo é dar mais segurança para a população e trabalhar em conjunto, diretamente, com a Brigada Militar e Polícia Civil.

Haverá câmeras com reconhecimento facial para identificar foragidos do sistema prisional ou desaparecidos presentes no banco de dados do Governo do Estado. Também estão dispostas câmeras que realizam leitura das placas de veículos, visando detectar se é roubado ou possui placa clonada. A privacidade do cidadão será plenamente preservada. Somente terá acesso às imagens de videomonitoramento os órgãos de segurança (Brigada Militar e Polícia Civil) e o poder judiciário, quando solicitado.

O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, observa que será possível analisar informações oriundas dos diversos órgãos integrantes do sistema de Segurança Pública “Também queremos criar políticas públicas, que possam refletir de forma positiva na prevenção da violência, envolvendo ações de órgãos públicos, particulares e/ou não-governamentais”, diz.

O Gabinete de Gestão Integrada irá incentivar programas de prevenção e repressão qualificada da criminalidade, estimulando as políticas públicas do município, bem como articular de forma que torne mais ágil, eficaz e eficiente a comunicação entre os órgãos de segurança pública atuantes no município.

O GGI também irá promover a interlocução dos órgãos de segurança pública para o planejamento e execução de ações integradas. Esse diálogo entre as instituições pode acontecer de diversas maneiras, desde a realização constante de reuniões para que cada organização conheça o representante da outra, até o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade em determinadas áreas ou aspectos.

O Secretário de Administração, Raphael Ayub, afirma que serão realizados estudos estatísticos e elaboração de relatórios específicos aos temas tratados. “Vamos identificar as áreas com maior taxa de criminalidade, bem como quais os tipos de crimes mais praticados e estabelecer prioridades com base em análises estatísticas”, diz.

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Texto: Bernardo Zamperetti
Foto: Luiz Moraes

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