COMANDO REGIONAL DA BM NO LITORAL DIVULGA REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE

Destaques Geral Polícia Segurança

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) apresenta um balanço com redução dos indicadores criminais do mês de maio nos 25 municípios atendidos pelo 8º BPM e 2º BPAT, com análise do impacto provocado pelo distanciamento social durante a pandemia do coronavírus, sobre os principais índices.
Todos os indicadores baixaram em relação ao mês de maio do ano passado. A maior redução ocorreu nos furtos e arrombamentos em estabelecimentos comerciais, com três registros em maio deste ano, contra 22 ocorrências no mesmo período de 2019, representando 86,3%. O mesmo indicador em residências também baixou de 130 no ano passado para 37 no último mês, o que significa 71,5% a menos. Ainda baixou o roubo a residências em 62,5%, tendo ocorrido oito casos no ano passado e três em maio de 2020 e o roubo a estabelecimentos comerciais desceu de 15 registros para seis, em percentual de 60%.
O roubo a pedestre teve redução de 59 casos em maio do ano anterior para 32 no mesmo mês deste ano, o que representa 45,7% a menos.
O arrombamento de veículo para o furto de objetos no seu interior caiu de 37 para 12 (67,5%); o furto de veículo reduziu de 42 para 26 registros (38%); e o roubo de veículos baixou de nove para oito (11,1%).
O número de casos de perturbação do sossego alheio também caiu de 15 para 12, demonstrando uma baixa de ocorrências de 20%. Não foi registrado nenhum homicídio doloso na região de abrangência do CRPO Litoral em maio deste ano, enquanto em 2019 ocorreram sete.
Diante do isolamento social vivido nos últimos meses, alguns indicadores sofreram redução natural decorrente da menor circulação de pessoas e veículos nas ruas, no entanto, o comandante do CRPO Litoral, coronel Marcel Vieira Nery, salienta que durante o período da pandemia a Brigada Militar manteve suas ações e operações, visando a prevenção e a repressão qualificada de delitos, tendo por base o planejamento estratégico, a integração entre diversos órgãos envolvidos e a atuação da inteligência policial.
“Visamos a coibir delitos contra instituições financeiras e comércios locais, por meio de ações preventivas. Com a Operação Sossego, o objetivo foi coibir a perturbação do sossego durante o horário do repouso noturno, por meio de abordagens em praças públicas e locais com acúmulo de pessoas. Já a Operação Inquietação, realiza o patrulhamento em locais considerados de maior circulação de delinquentes integrantes de grupos específicos, abordando veículos e revistando indivíduos suspeitos de delitos.
A aglomeração de pessoas em determinados locais de alguns municípios da região gerou uma ação mais efetiva da Brigada Militar, especialmente em finais de semana, visando a coibir violações às medidas sanitárias preventivas de transmissão do coronavírus e a perturbação do sossego público. “A Brigada Militar é solidária ao período de isolamento, que determina a renúncia de certos direitos em prol da coletividade, colocando-se como guardiã dos direitos coletivos, atuando preventiva e repressivamente com proporcionalidade e razoabilidade”, afirmou o coronel Marcel.

 

Jussara Pelissoli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *