Cidades do Rio Grande do Sul receberão projeto de teatro virtual que reproduz magia dos saraus em conteúdo online e gratuito

Geral Notícia

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, Projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir vai produzir registros dos municípios e estimular a população local a ouvir e cultivar a beleza do imaginário.
Há mais de um ano sem poder se apresentar nas praças com seu caminhão-palco batizado de “Caixola”, os artistas do grupo Teatro a Bordo seguem sua trajetória, agora em formato virtual, recolhendo histórias pelo país. Neste ano, a ação acontece a partir de um Encontro de Contação de Histórias que será realizado em 26 cidades brasileiras. A ação é apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. No trecho da concessionária CCR ViaSul no Rio Grande do Sul, as cidades de Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Terra de Areia receberão o projeto durante o mês de julho.Três Forquilhas será a primeira parada no trecho, com a atividade virtual agendada para o dia 20/07 (terça-feira), às 16h, através da plataforma Zoom, com transmissão ao vivo no YouTube e na página do Facebook da Companhia. Para se apresentar do Sarau e ter direito ao certificado basta fazer o cadastro no link: https://forms.gle/8T9oh4p3rBY7Fs3x7.Nesta atividade, os participantes contarão causos e curiosidades sobre as histórias e lendas da cidade no intuito do grupo recolher e recriar o que ouviu, registrando tudo em um livro que será lançado ainda este ano. Participará do encontro o condutor de turismo de aventura Flávio Lippert, que atua e reside no município. A atividade é gratuita e aberta ao público.“Nosso público é formado, em especial, por professores e artistas locais, mas o nosso chamamento é público, plural e aberto à sociedade. Nosso projeto é um poderoso evento para conectar pessoas, sentimentos, registros pessoais e outras histórias, que ao final ganharão permanência”, explica Talita Berthi, coordenadora geral do projeto.A permanência citada por Talita vai se materializar no livro especial que cada uma das 26 cidades do circuito receberá até o final do ano. “Vamos preparar uma edição especial de 100 exemplares para presentear escolas, bibliotecas e centros culturais dos munícipios pelos quais passaremos”, completa.A agenda completa pode ser conferida no site oficial: caixoladehistorias.com.brO Caixola de Histórias para Ler e Ouvir é apresentado pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em trechos de atuação das concessionárias do Grupo CCR: CCR ViaOeste, CCR ViaLagos, CCR ViaSul, CCR SPVias, CCR AutoBAn, ViaRio e CCR NovaDutra.

EXPERIÊNCIA | HISTÓRIAS PARA OUVIR, LER E VIVER

No ano de 2020, o Grupo Teatro a Bordo fez uma itinerância virtual com uma proposta bem semelhante, realizando Oficinas e criando Histórias para Ouvir de cada município atendido. Neste processo, os artistas e técnicos do grupo adquiriram experiência e técnicas de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudios, além de criação de ilustrações e edição de vídeos para disponibilização no YouTube.

O INSTITUTO CCR

Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em: www.institutoccr.com.br.

Imagens | Momentos da Trajetória do Projeto Antes da Pandemia 😉

Crédito: Acervo | Grupo Teatro a Bordo | Instituto CCR (imagens disponíveis em alta resolução).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *