CBMRS realiza Balanço da Operação Verão

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. César Eduardo Bonfanti, realizou na quarta-feira (8), o balanço da Operação Verão. A análise é voltada especialmente para o serviço de guarda-vidas nos 277 postos de salvamento distribuídos nos litorais norte e sul e em águas abrigadas, como rios e lagos, do Rio Grande do Sul.

A avaliação do CBMRS é positiva, considerando que os dados demonstram um aumento do número de ações preventivas chegando a cerca de 50 mil e resultando numa diminuição dos salvamentos, que reduziram de 161 para 147, se comparado com a operação passada no mesmo período. O Comandante-Geral do CBMRS credita os resultados positivos às ações de prevenção, implementação de delimitações de área de banho e também a um processo educativo dos banhistas que tem recepcionado as orientações dos guarda-vidas.

Outro assunto que está em pauta são os recorrentes casos de lesões causadas por queimaduras de águas-vivas aos banhistas que estão nas praias gaúchas. Para isso, o Comandante do 9º BBM, Claudio Morais Soares Júnior, reforçou os aspectos positivos da aquisição de vinagre que, inicialmente, seria para uso dos guarda-vidas, mas que foi estendido para a população nos casos de envenenamento, além de informar que estes tipos de ocorrências estão dentro da normalidade para o período

No mesmo evento, o Cel. Bonfanti recebeu das mãos do diretor da Unimed, Sr. Gerson, dez equipamentos desfibriladores externos e semiautomáticos, que estarão equipando os quadriciclos para atender emergências médicas cardiovasculares no litoral norte e sul.

Por fim, o Comando do CBMRS ratifica o alerta de que a população precisa continuar buscando as áreas guarnecidas por guarda-vidas, salientando o lema desta temporada: “Se podemos vê-lo, podemos protegê-lo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *