Bombeiros convocam candidatos de concurso para etapas finais de ingresso de 121 novos soldados

Destaques Geral Notícia

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) convocou 182 candidatos do concurso público vigente para o preenchimento de 121 vagas do cargo de soldado. O edital com a relação dos chamados e os procedimentos para avaliação de saúde pela junta médica, bem como posterior entrega de documentação e exame toxicológico para a posse dos aprovados, foi publicado no Diário Oficial do Estado, disponível nesse link (clique aqui).

A junta médica de avaliação de saúde será realizada no dia 20 de dezembro, na Policlínica da Brigada Militar, localizada na Rua Doutor Castro de Menezes, nº 155 A, Vila Assunção, em Porto Alegre. O candidato deve comparecer no local com antecedência mínima de uma hora em relação ao horário indicado para seu nome no edital. Todos devem portar documento de identidade com foto, exames e laudos relacionados nos itens 8.2.6.1 e 8.2.6.2 do edital, e ata de saúde preenchida – este documento estará disponível para download no site do CBMRS (www.bombeiros.rs.gov.br) entre os dias 10  e 20 de dezembro.

Para a realização do exame clínico, os candidatos do sexo masculino deverão estar trajando como roupa íntima sunga e as do sexo feminino, maiô. Também é obrigatório para todos os convocados a utilização de máscaras em tamanho adequado, cobrindo nariz e boca, para prevenir a transmissão e proliferação da Covid-19.

Aqueles que forem considerados aptos e aprovados na avaliação médica, após os devidos prazos para recurso conforme descrito no edital, serão convocados em nova publicação no DOE à entrega da documentação para inclusão na tropa e apresentação do exame toxicológico. A data prevista para essa última etapa é 12 de janeiro de 2022.

A convocação para o preenchimento de 121 vagas ao cargo de soldado do CBMRS dá continuidade ao cronograma apresentado pelo governo do Estado em novembro de 2019. O calendário que prevê o chamamento gradual de aprovados nos concursos públicos vigentes para assegurar a reposição planejada de efetivo nas instituições de Segurança Pública, minimizando a defasagem por aposentadorias.

Ao final dos quatro anos da atual gestão, mais de 8 mil novos servidores terão sido incorporados na Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), CBMRS e Instituto-Geral de Perícias (IGP), vinculados à Secretaria da Segurança Pública (SSP), e Superintendência dos Serviço Penitenciários (Susepe), da Secretaria da Justiça e dos Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS). Além disso, na última quarta-feira, foi publicado novo edital para contratação de outros 4 mil novos soldados para a BM.

No mesmo dia, o CBMRS formou 101 novos soldados, em solenidade que marcou ainda a passagem do comando-geral da corporação, com saída para reserva do coronel César Eduardo Bonfanti, que entregou a função ao até então subcomandante-geral, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior. No mesmo ato, o segundo posto na hierarquia dos Bombeiros foi ocupado pelo coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da SSP.

No último dia 18, a BM formou 865 novos soldados durante cerimônia que também comemorou os 184 anos da corporação. Dois dias antes, a Polícia Civil deu início à formação superior de 260 candidatos aos cargos de escrivão e inspetor, etapa final do concurso para ingresso na carreira. Em setembro, a instituição formou 31 novos delegados e 247 agentes, entre inspetores e escrivães. Em junho, o IGP formou 31 novos servidores – seis peritos médicos-legistas, 10 peritos criminais e 15 técnicos em perícias. 

Texto e edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *