Academia da Saúde de Imbé terá grupo de hipertensão e diabetes

Destaques Geral Política

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre na próxima segunda-feira (06) o período de inscrições para o Grupo de Hipertensão e Diabetes. Os interessados podem garantir presença nas atividades diretamente na Academia da Saúde, onde ocorrerão as reuniões, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, mediante apresentação do cartão SUS do município. As inscrições estarão abertas somente até quarta-feira (08).

A participação será aberta a todos os moradores de Imbé, mas as vagas são limitadas. Serão cinco encontros semanais nos dias 13 e 22 de maio, e 03, 17 e 24 de junho, com profissionais de áreas como enfermagem, farmácia, educação física e psicologia. “Montamos um cronograma de aprendizados e vivências onde todos terão espaço para relatar sua situação e buscar orientações dentro desses temas”, explica o titular da SMS, enfermeiro Tierres da Rosa.

A Academia da Saúde está localizada na Praça da Emancipação (ao lado da Câmara de Vereadores), entre as ruas Herval, Sapiranga, Ataliba Kraey e Lagoa Vermelha, no Centro.

Sobre as doenças

Hipertensão e diabetes são duas das doenças crônicas que mais preocupam os profissionais da saúde em todo o mundo. Ambas são consideradas “assassinas silenciosas”, por não apresentarem maiores sintomas até o momento em que colocam em risco a vida do portador. Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob este risco por causa da pressão alta. No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença.

Os riscos à saúde aumentam ainda mais quando a pessoa apresenta as duas enfermidades: é diabético e tem pressão alta. Como ambas as doenças se desenvolvem a partir de condições semelhantes, ligadas à falta de atividade física e à má alimentação, é cada vez mais comum encontrar casos assim. A combinação de hipertensão e diabetes afeta principalmente os idosos. Cerca de 30% dos brasileiros com mais de 60 anos têm as duas doenças, que são causadoras da maioria dos episódios de AVC e infarto.

Decom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *